terça-feira, 9 de julho de 2019

Review - Super Mario Maker 2


   Pensando sobre o que escrever nessa review, cheguei a conclusão que ela não precisa nem ser tão extensa e detalhada, porque Super Mario Maker 2 é exatamente o que alguém esperaria que ele fosse, uma plataforma para jogar infinitas fases de Super Mario. Mas, de qualquer forma, vamos abordar alguns pontos.


   Primeiramente, o aspecto que torna esse game o que ele é, o criador de fases. Confesso que eu não achei que fosse usar muito isso, porém acabou que é o que eu mais gostei de fazer. As ferramentas disponíveis são variadas e em grande quantidade, permitindo que o jogador consiga fazer quase todas as ideias que ele tem. Claro que nem sempre essas ideias rendem boas fases, mas sobre isso eu falo depois.

   A utilização do criador requer um pouco de tempo para se acostumar, mas logo já se pega o jeito, tanto utilizando o controle quanto o touch screen. Acho que ambos os jeitos permitem um bom controle do que se está fazendo.

   Se você estiver com dificuldades de construir uma boa fase ou quiser se aprofundar um pouco mais em como chegar a tal ponto, o tutorial de Super Mario Maker 2 para isso é bastante interessante. Ele não é apenas um guia entre os menus, mas um informativo com várias dicas de level design em o que eu acho que pode se chamar quase de um mini curso a distância. Eu não tive tanta paciência para ver tudo, mas é realmente algo bastante bacana.


   Além das fases criadas pela comunidade, o jogo vem com 123 estágios feitos pela própria galera da Nintendo dentro de uma historinha que, sinceramente, quase não precisava existir. Toda a questão de reconstrução do castelo da Peach é mínima, só uma lista com as fases já seria o suficiente. Dito isso, elas são bastante boas  e variadas o suficiente para que eu não tenha me sentido cansado de jogar elas mesmo depois de um longo período de tempo. Elas também abordam quase tudo que é possível fazer dentro do jogo, servindo quase como uma apresentação das possibilidades que o jogador tem dentro do editor.

    Dentro do menu online do jogo é possível fazer buscas de estágios por alguns tipos de categoria, por popularidade ou por ID, mas o mais fácil é jogar o Endless Course. Aqui você pode escolher entre quatro níveis de dificuldade e recebe fases aleatórias dentro desses níveis, selecionados pelo próprio algoritmo do game, com o objetivo de chegar o mais longe possível sem perder todas as vidas. É um método fácil de jogar sem ter que ficar procurando por muito tempo, mas também evidencia a minha reclamação com Super Mario Maker 2.

   Muitas fases simplesmente não são divertidas e essas podem ser muito frustrantes, com blocos invisíveis te impedindo de fazer um pulo necessário ou uma pedra gigante descendo a toda velocidade para te matar sem você nem ter visto ela antes disso. A grande maioria dos jogadores, não sabe fazer fases divertidas e muitas delas acabam caindo para você jogar. Vale dizer que eu também não tenho como garantir que as minhas fases vão ser divertidas para os outros, então entendo que exista uma grande variação na diversão de cada fase, o problema são as que fazem coisas só de sacanagem.


   Uma coisa que esse jogo poderia ter facilmente adicionado em uma atualização mais para frente é uma maneira melhor de se comunicar com amigos. Para jogar alguma fase criada por alguém que está na sua lista de amizades, você é obrigado a receber o ID e procurar por ela. A adição de uma aba no menu de procura é simples e seria muito bem vinda. O game ainda tem um modo multiplayer online (que ainda não é possível jogar com amigos), porém eu não cheguei a conseguir testar ele.

   No fim das contas, Super Mario Maker 2 é um jogo excelente, mesmo com os deméritos que apontei. É possível encontrar fases sensacionais com ideias criativas de uma maneira que você jamais poderia ter imaginado. Tudo isso em quantidade quase infinita e com a garantia da jogabilidade redonda e de fácil execução que é o padrão da série a mais de 30 anos.

NOTA: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário