quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Review - Civilization VI

Por

   Uma das franquias de jogos de estratégia que mais gosto é 'Civilization'. Nela você tem a liberdade pra criar um império mundial e eventualmente jogar bombas atômicas na cabeça de todo mundo, ou dominar o mundo de outras formas, o que é um objetivo muito valido convenhamos. Além disso, um jogo em que Gandhi é o primeiro a fazer ataques nucleares merece uma chance. Mas será que esse é o melhor jogo da franquia?.



   "Ain, 'Civilization VI' já tem vários dias Zé, porque você já não fez o review?" FODA-SE, eu tinha que jogar primeiro e ver todas as mudanças pra não cagar regra. Enfim, tenho uma historia com 'Civilization', joguei todos desde o primeiro na versão do SNES. Houveram muitos erros na historia da franquia, como 'Civilization After Earth' (que era um 'Civilization V' com uma maquiagem diferente e sem tudo o que o tornou jogável) e acertos como o 'Civilization IV', que é o meu preferido, e tem uma das melhores trilhas sonoras já feitas em um jogo de turn based strategy.

   Posto isso, chega agora 'Civilization VI com muitas mudanças polemicas na jogabilidade e nos gráficos. Sim, as mudanças são difíceis de se acostumar a principio, principalmente se você vem de jogos mais antigos da franquia, mas pra mim elas não são de todo ruins. Eu torci o nariz pra muitas, principalmente pro fato de você não fazer as estradas com os workers, agora tem que fazer rotas de comercio entre suas próprias cidades com traders, porque aí as estradas vão aparecendo automaticamente.

   Outra mudança estranha foi o fato dos workers morrerem depois de alguns usos e que as melhorias que eles fazem aparecem automaticamente. Uma coisa que senti falta também foi o congresso mundial que tinha desde jogos anteriores. Mas essas mudanças são só irritantes, não estragam o jogo depois que você se acostuma.


   Agora, algo que pode estragar o jogo pra alguns é a mudança no estilo dos gráficos. Do estilo clean e realista do 'Civilization V' foi pra um estilo cartoonizado quase infantilóide que alguns chegaram a dizer que parece jogo mobile. Eu não tiro a razão de quem fala isso, até fiquei bastante puto por causa do visual, mas here we are, é isso o que nós temos, agora é tarde pra chorar. Só podemos esperar que no próximo jogo eles façam algo mais próximo dos jogos antigos.

   "Mas Zé seu filho da puta, você odiou o jogo? nunca vi tanto recalque". Calma caro idiota leitor, eu não achei o jogo ruim, pelo contrario. Apesar das mudanças estranhas e do gráfico merda, esse jogo é muito divertido, talvez seja melhor do que o 'Civilization V', que foi um desastre, principalmente no inicio. Eles depois concertaram a cagada com as expansões, mas nada muda o fato de que era um péssimo jogo.


   Civ V tinha falhas no inicio que esse Civ VI não tem pois já vem com elementos das expansões do jogo anterior. É claro que está no começo ainda, vai ficar muito melhor, precisa de uns patches para corrigir alguns bugs, principalmente na diplomacia e na inteligencia artificial, que sempre foi o calcanhar de aquiles da franquia. Mesmo assim prevejo um futuro grandioso pra esse jogo, que é sem duvidas um grande sucessor, de dar orgulho aos primeiros jogos, pela diversão que gera.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário