terça-feira, 20 de junho de 2017

Cluster Rush



Ta aí um jogo estranho. Ele não é bom, mas não chega a ser ruim. É um jogo que passaria despercebido por qualquer um, sequer é bonito. Sua premissa pode ter partido de um daqueles momentos em que uma equipe está trabalhando em grupo, depois do almoço ou no final de uma tarde, buscando uma ideia boa, mas sem encontrar nada e aí, no meio do desespero, surge uma ideia que faz todos rirem, mas que todos também sabem que não irá ser praticada. Os desenvolvedores desse game decidiram colocar em prática sua ideia absurda, que é também instigante e por isso estou aqui, falando desse game, chamado “Cluster Rush”.


Disponível para Android e iOS sob diferentes alcunhas (no primeiro é Cluster Rush, no segundo é Speedy Rush), esse game se diz o mais rápido jogo de plataforma de ação em caminhões. É um “O chão é lava” posto em prática no mundo dos games mobile. Você encarna um ser que se encontra em movimento constante para frente, em cima de um caminhão. Seu objetivo é pular de caminhão em caminhão dispostos na estrada até o final da fase.

Parece confuso e isso só piora quando você abre o jogo e vê que tem apenas 3 controles dispostos na tela, dois no canto inferior esquerdo são de direções (esquerda e direita) e um no canto inferior direito é o de pular. Os controles não são muito sensíveis e você terá que, praticamente, “amassar” o touchscreen do seu celular, além de ter que apertar mais de um controle por vez. O início é tão estranho e te deixa tão às cegas, que você irá morrer várias vezes antes de entender o que é que deve ser feito.

Felizmente ele não é um “infinite run” da vida, optando por ser um jogo de fases, o que diminui sua frustração ao jogar algo tão absurdo e aumenta a sua vontade de zerar o jogo, pois isso é possível aqui. Por esse motivo me peguei jogando-o quase incessantemente quando não tinha nada para fazer, instigado para zerar todas as fases e provar para mim mesmo que eu posso vencê-lo.


A disposição dos caminhões também não é aleatória e algumas fases são realmente difíceis, onde você tem que pular na hora certa, para o caminhão certo, seguindo um caminho que levará a vitória com garantia, mas outras fases se tornam difíceis apenas porque os controles foram porcamente elaborados.

Cluster Rush é um jogo curioso, seus objetivos não são claros, a diversão não é certa e, definitivamente, a beleza não é seu ponto forte. Porém o desafio que ele apresenta é alto e acaba falando com algo que é próprio da natureza humana, a ânsia por se superar, ele fala conosco num nível primal, sentimos vontade de vencê-lo, de superá-lo e derrotá-lo. Boa sorte pra quem tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário