domingo, 20 de junho de 2021

Preview - UnMetal

    Um dos destaques que vi durante o segundo dia do Guerrilla Collective foi UnMetal que, para minha grata surpresa, descobri ser um jogo novo do criador de Unepic (apesar de ser óbvio depois pensar um segundo). Unepic é uma sátira com RPGs, com um destaque para a narrativa bastante engraçada e brincadeiras com muitos clichês de aventuras de fantasia medieval, enquanto UnMetal aparenta fazer a mesma coisa com o gênero stealth.


    Após ser preso por um crime que não cometeu em 1972, Jessie Fox vai em busca da liberdade se esgueirando por onde conseguir no maior estilo Metal Gear, sendo esta uma clara referência ao game. Durante a primeira fase (que está disponível em demo pela Steam) toda a jogabilidade vai em torno do stealth, tendo que se andar cuidadosamente e neutralizar os guardas para conseguir a primeira fuga da prisão que foi jogado.

    Um diferencial aqui é que o jogo é narrado pelo próprio Jessie no futuro enquanto conta a história para um agente do governo. Então por vezes o jogador decide o que o personagem vai falar. Por exemplo, se em certa tela tem um ou dois guardas ou se um outro inimigo está dormindo ou alerta. As decisões podem de certa forma facilitar o seu progresso, mas se quiser um pouco mais de imersão, vai perceber que Jessie com certeza exageraria todos os detalhes para fazer sua fuga mais épica.

    Isso, inclusive, retoma a similaridade com Unepic e eu recebi com muita gratidão. Para o meu gosto, o texto de UnMetal é bastante engraçado, forçando da maneira certa uma cópia dos filmes de ação dos anos 80 e isso ajuda bastante a manter o interesse no game. Não que ele precisasse disso, mas é algo que me agradou bastante em ambos os jogos citados.

    Na primeira fase já tem um boss também que, confesso, achei difícil. Por conta de cada hit tirar bastante do seu HP, foi necessário derrotar o inimigo principal praticamente sem tomar dano. Existem itens de recuperação ao longo do capítulo para achar, mas nem sempre tinha tempo de usar. Para compensar as várias mortes, ao menos o reload era rápido e na mesma tela.


    Agora a grande curiosidade de UnMetal: Ele já foi lançado em uma versão física para O PLAYSTATION VITA! Isso mesmo, o Vita recebeu o game em abril deste ano. Isso indica alguma coisa? Provavelmente apenas que o desenvolvimento deve estar bem próximo do fim. A versão de PC chega ainda em 2021, segundo a página da Steam, e eu estarei lá aguardando o lançamento. Confira abaixo também a versão em vídeo deste post com gameplay da demo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário