quinta-feira, 17 de junho de 2021

Preview - Sable

    Sable apareceu inicialmente na E3 de 2018 muito brevemente na conferência da Microsoft, no meio de uma montagem com vários outros títulos, e depois também na PC Gaming Show daquele ano. Este game imediatamente chama atenção por conta do visual e agora pude testar um pouco mais a fundo para ver o que ele esconde por trás desta linda capa


    Sable é desenvolvido pela Shedworks, um estúdio inglês de duas pessoas. Nele acompanharemos a personagem principal, cujo nome dá título ao jogo, em uma jornada para desbravar as terras para além de sua aldeia, atividade comum para os habitantes de Ibex assim que "atingem a maioridade", chamado de gliding. Esta maioridade vem com duas espécies de brinde também, uma moto e o poder de planar, e é aqui que a breve demo inicia, com as missões inicias em busca destes brindes.

    Joguei a demo no PC inicialmente com teclado e mouse, algo que não recomendo para ninguém. Mexer a câmera com o mouse foi algo bastante ruim mesmo com a sensibilidade no máximo. Quando conectei o controle, porém, o jogo flui de maneira muito melhor. A câmera ainda dá uns certos bugs principalmente quando a personagem inicia uma escalada. Nada que atrapalhe a experiência, mas acontece ainda com certa frequência.

    Sable ganha acesso a uma moto bem no início da demo, o que dá uma agilidade boa para a experiência, já que o mapa é relativamente grande e sem muito o que fazer no meio do caminho desta área inicial. A moto, porém, é um pouco ruim de controlar também. A área bastante aberta facilita, pois não há muito de que desviar, e para tanto funciona bem, mas em locais mais apertados acredito que ainda necessitaria refinar um pouco o controle.

    O mapa grande e com tons similares de terrenos a perder de vista, por ser um deserto, poderia ser um problema para orientação, mas a bússola implementada aqui achei bem inteligente. Apertando um botão aparece um círculo ao redor da personagem apontando o norte e a direção do objetivo. Este botão "puxa" uma HUD que, acertadamente, fica omitida por padrão e também mostra uma descrição básica da missão atual. O círculo da bússola pode também mostrar marcações no mapa que o jogador pode fazer, mas isso também achei não ideal da maneira que foi calibrado para mirar a câmera e selecionar o ponto desejado.

    O game, até onde pude perceber, será mais voltado para a parte de exploração e puzzles com plataforma. Não vi nenhum sinal que tenha combate em Sable, mas não duvido que em algum momento tenha disputas de corrida de moto, já que as motos e a importância que dão para elas é o ponto principal da demo. 

    Por fim gostaria de mencionar a trilha sonora que, fazendo par na parte artística com os gráficos desenhados, é bastante boa. Ela é trabalhada de forma sutil por vezes, retratando a calmaria e solidão do ambiente desértico, mas entra com muita qualidade em momentos que os desenvolvedores julgaram necessários.

    Abaixo você pode conferir um vídeo de gameplay da demo, que inclui também um trecho de música cantada que foi apresentada na E3 deste ano e também um timelapse do ciclo de dia e noite do game. Sable lança dia 23 de setembro para PC e Xbox e estará disponível no Xbox Game Pass no mesmo dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário