quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O que fazer primeiro ao comprar um Nintendo Switch

O Nintendo Switch é um console excelente e está fazendo sucesso ao redor do mundo, infelizmente comprá-lo aqui no Brasil é um pouco mais complicado do que deveria ser. Algumas pessoas já vieram falar comigo após a compra pois não estavam se entendendo com o console, então resolvi fazer esse post explicativo com algumas dicas de como ter poucas preocupações assim que você comprar um.

  

Essas dicas funcionam principalmente se você deseja comprar jogos digitais e poucas, ou nenhuma, versão física. A Nintendo não está oficialmente no Brasil, então para comprar jogos físicos dependemos do mercado cinza, que muitas vezes não é nem um pouco generoso na hora de botar preço em jogos. Mesmo com o dólar alto como está, ainda vejo vantagem em se manter no mundo das compras digitais.
 

ANTES DE LIGAR O CONSOLE 

Primeiramente, é interessante você fazer uma conta da Nintendo em https://my.nintendo.com/. A dica aqui é a seguinte, na hora de escolher a sua região, diga que você mora nos Estados Unidos. Sim, você é brasileiro, mas a Nintendo não tem uma loja digital decente para a região BR, impossibilitando até de você fazer compra de jogos diretamente pelo console, então eu recomendaria que a sua conta principal não estivesse vinculada ao Brasil.


Para usar a eShop BR, você precisa acessar o site (https://store.nintendo.com.br/) e fazer a compra por lá para então receber um código de download e usá-lo no aplicativo da loja do Switch para ativar na sua conta, além de ter uma quantidade muito limitada de títulos. Um transtorno, porém em alguns casos existe vantagem. Alguns jogos indies tem um preço bem mais em conta quando comparado com a loja americana, então aí vai a segunda dica: faça uma conta secundária.

Para fazer a conta secundária, siga os mesmos passos que você fez anteriormente, porém selecione outra região na hora do cadastro. Vale notar que você consegue trocar a região de qualquer conta sua a qualquer momento, possibilitando você aproveitar promoções de qualquer país e comprar jogos muito mais baratos que o normal. Eu utilizo o All Prices (https://eshop-prices.com/prices?currency=BRL) para consultar quando vou comprar um jogo, acho ele bem mais prático e direto que o Save Coins, que é outra sugestão.

Ah, mas se eu posso mudar a região a qualquer hora, pra que ter duas contas? Bom, a Nintendo tem um sistema de pontuação para cada jogo que você compra. Se você faz uma compra digital, você gaha 5% do valor do jogo em 'moedas de ouro' que você pode utilizar a qualquer momento em qualquer outra compra que fizer na eShop. Um jogo de $60 te dá 300 moedas de ouro, que equivalem a $3, por exemplo. 

 

A questão é que essas moedas são vinculadas a uma conta E uma região específica, então não acho que valha tanto a pena ficar trocando a região de uma mesma conta, mas gosto da ideia de usar uma secundária para aproveitar grandes descontos de um jogo que eu quero.

NINTENDO SWITCH ONLINE 

Sobre o Nintendo Switch Online ainda há alguma controvérsia. Alguns dizem que não vale a pena, outros gostam do pacote, mas vamos analisar o que ele oferece no momento. Pagando $20 por um ano de assinatura você ganha acesso ao modo online de Tetris 99 e aos aplicativos/emuladores de SNES e NES com uma quantidade considerável de jogos em cada plataforma (https://www.nintendo.com/switch/online-service/nes/) disponíveis a qualquer momento, além de estar habilitado a usar as funções online de todos os jogos disponíveis no console.

 

Importante notar que você vai comprar a assinatura na moeda do país onde a sua conta está vinculada. É possível ter vários perfis no mesmo console, porém cada um requer uma conta Nintendo e o serviço online só pode ser utilizado com a conta que comprou. Apesar de ser possível usar uma conta A para jogar um jogo comprado com uma conta B, apenas a conta que tem o serviço ativo poderá jogar online. Uma alternativa para isso seria comprar um plano família, que pode vincular até sete contas pagando $35 por ano ao invés de $20.

Jogos que são de graça, como Fortnite e Paladins, por exemplo, até onde eu sei, não requerem uma inscrição no plano online para jogar, mas todos os outros, como Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Maker, etc. vão exigir o plano. O que levanta questionamento de muita gente é que o serviço oferecido em alguns desses jogos, como Super Smash Bros. Ultimate e Super Mario Maker é, por vezes, tão problemático que te impossibilita de jogar. Não é em todos os casos, mas acontece com uma frequência que não se pode ignorar.

Em Splatoon 2, raramente acontece de cair a conexão, mas sempre tive a impressão de ser a estabilidade da minha rede e não problemas do jogo em si. Em Mario Kart 8 Deluxe, eu nunca tive problema algum. Então, a conclusão que eu te dou é que pesquise antes de comprar o jogo, já que não é algo tão confiável apesar de (ou por motivo de) a Nintendo não usar servidores, e sim conexão P2P em seus jogos. Não tenho dados de jogos third party para compartilhar no momento, mas, como disse antes, pesquise antes de comprar.

Sobre os jogos de SNES e NES, a minha opinião é a seguinte: comprar esses jogos separadamente no sistema de virtual console que existia antes iria te custar muito mais do que $20, então eu acho qeu vale bastante apena só por isso e pelo Tetris 99. O revés aqui é que, ao contrário da Sony e Microsoft, que cobram R$150,00 atualmente, a Nintendo não está mais provendo jogos novos todo mês. Apesar de terem dito que vão adicionar mais games, não se sabe nada sobre a frequência de atualização.

PERIFÉRICOS

Uma dica que não é tão necessária, mas pode ser bastante boa, compre um Pro Controller. Os Joy Con com o seu modo cachorrinho são bons o suficientes, mas não é a melhor forma de se jogar. O Pro Controller do Switch é caro, porém mais barato que um segundo par de Joy Con e é um dos melhores controles que eu já usei

 

Existem empresas third parties, como a Hori, por exemplo, que produzem alternativas mais baratas. A qualidade não vai ser a mesma, mas eles costumam ser bastante eficientes e as vezes até trazem diferenciais, como uma entrada para fone. A 8Bitdo também é uma sugestão que faz controles mais especiais, como em formato do controle de SNES, entre outros, e costumam ter bons comentários.

Um case para carregar o seu console por aí é bastante recomendável se você tiver esse intuito, já que o Switch é muito grande para caber no bolso. A tela dele é de plástico, então dificilmente vai quebrar, porém ainda pode arranhar, então o case é bem útil. Claro que isso vai ocupar mais espaço na sua mochila do que se levar apenas o Switch, mas ainda acho que valha a pena.

Dos periféricos o que eu acho mais necessário é um cartão SD de, no mínimo, 64GB. A memória interna do console é de apenas 32GB, que é o suficiente para você deixar instalado Mario Kart, Breath of the Wild, Mario Odyssey e só, tudo que você baixar a partir daí vai requerer que você delete um jogo. Essa, pra mim, é a maior desvantagem do Nintendo Switch, mas uma que é facilmente remediável também, apesar de custar um dinheiro extra). Eu uso atualmente um cartão de 128GB e tenho que pensar em quais jogos tirar da memória muito raramente.

Um aparato bastante requisitado por donos de Switch é uma bateria externa, mas muito cuidado ao usar qualquer tipo de periféricos third party que envolvam um cabo de energia para carregar o seu console. Existe alguma característica no recebimento de energia do console que, se não for feito da maneira correta, pode acabar por inutilizá-lo. Recomendável é sempre utilizar a fonte original para carregar direto da tomada. Não me lembro de ver nenhum acontecimento negativo com baterias portáteis, porém sempre é bom utilizar o original. Existem alguns modelos de bateria portátil "autorizados" pela Nintendo, então é bom verificar isso antes de comprar.

JOGOS

Acho que já cobrimos todos os tópicos, então me permitam fazer indicações de bons jogos para se comprar.



The Legend of Zelda: Breath of the Wild - É tido como um dos grandes jogos dessa geração e de todos os tempos. Não é unanimidade, mas chega bem perto disso. É um game que te oferece inúmeras possibilidades de fazer a mesma coisa, premiando criatividade e exploração.





Super Mario Odyssey - Um jogo puramente divertido. É Mario, e carrega a qualidade da franquia. Mecanicamente é quase uma sequencia direta de Super Mario 64 e, se você já jogou qualquer jogo do personagem na vida, vai se sentir em casa.





Super Mario Maker 2 - Infinitas fases de Mario 2D com a possibilidade de você fazer as suas próprias. Não precisa dizer muito mais que isso.









Mario Kart 8 Deluxe - Mario Kart é uma franquia que melhora a cada iteração e aqui trás a maior quantidade de personagens e pistas (novas e clássicas) de toda a sua história.







Donkey Kong Tropical Freeze - Enquanto a franquia Mario evoluiu par ao 3D, a franquia Donkey Kong voltou ao 2D no Wii e foi a escolha certa. Tropial Freeze melhora o que Country Returns fez e é um jogo de plataforma bastante desafiador.






Celeste - Continuando nos jogos de plataforma 2D, esse é ainda mais desafiador, além de possuir uma historia bastante bonita, trilha sonora excelente e recompensar o esforço de uma ótima maneira.





Horizon Chase Turbo - Todo brasileiro que teve contato com um SNES deve ter jogado Top Gear. Esse game emula tudo que era bacana em Top Gear ao ponto de até contratar o mesmo compositor e ter músicas quase iguais.






Shovel Knight Treasure Trove - Um jogo na pegada 8-bit (só que com muito mais cores) que vai te lembrar um pouco de Duck Tales, porém é muito mais que isso. Esse é basicamente 5 jogos em 1, contando com os dois novos modos que vão ser lançados esse ano.





SteamWorld Dig 2 - Um metroidvania diferenciado dos inúmeros que existem hoje em dia. Focado em exploração vertical e busca de itens secretos, tem um loop de gameplay viciante.






Bastion - Um jogo de ação isométrico onde você tenta reconstruir um mundo destruído por uma recém catástrofe se apegando às poucas esperanças que acha ao longo do caminho.




Esses acho que podem apelar para mais pessoas, mas se você gosta de jogos mais longos e/ou que exigem mais investimento, as dicas são: Splatoon 2, Fire Emblem Three Houses e Xenoblade Chronicles 2.

Espero ter ajudado de alguma forma. Aproveite seu novo console, tenho certeza que te garantirá inúmeras horas de diversão, seja jogando na TV, no ônibus, na cama ou na privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário