quinta-feira, 20 de junho de 2019

Gravity Heroes

Gravity Heroes é um jogo que conheci na BGS do ano passado, desenvolvido por uma empresa brasileira e com uma jogabilidade muito bacana. Na Revista Locadora #3 você pode conferir o preview escrito pelo Guarda Belo sobre o jogo, que foi um dos destaques da feira. Eu estava interessado em acompanhar o progresso de alguns jogos que conferimos lá e a galera da Studica Solution, mais especificamente o Hugo Campos, fez a gentileza de responder algumas perguntas sobre o game.



Tem alguma mecânica que vocês modificaram, implementaram ou retiraram da build da BGS por algum motivo? 
   Quando apresentamos o jogo na BGS 2018 percebemos alguns pontos negativos na experiência dos jogadores. A primeira delas estava na campanha no modo cooperativo. Neste modo é possível ter até 4 jogadores, e as partidas são mais longas porque aumenta o número de inimigos. O problema é quando um jogador morria ele ficava muito tempo esperando ser revivido ou o jogo acabar e isso era muito chato! Nossa solução foi criar o Ghost, agora quando um jogador morre ele passa a controlar um robô chamado Ghost. O Ghost pode atordoar inimigos momentaneamente para ajudar seus amigos e quando um inimigo morre ele pode coletar sua energia. Com energia suficiente o Ghost pode voltar e reviver seu personagem.
   O modo competitivo também tinha seus defeitos, jogar contra outros jogadores era desafiador, eles se movimentam muito rapidamente e se torna muito difícil acertar os tiros. A única maneira é quando um jogador está olhando para outro. Criamos novas armas (que ainda não foram divulgadas) que criam a possibilidade de acertar jogadores mesmo não estando na mesma linha de visão. Além disso colocamos regras personalizadas, assim os jogadores podem mudar o tempo da partida, vida, armas, itens, etc.
   O arremesso das granadas também foi modificado, quase ninguém acertava, era muito difícil e contra intuitivo, portanto, adicionamos uma mira e controle de força de arremesso.
   Outros ajustes foram feitos para melhorar esta versão como diálogos de personagens, e outros ajustes, mas não vou entrar em muitos detalhes. 

Quantas fases o jogo final vai ter disponíveis? Quantos personagens? E quantas armas? 
   No modo campanha teremos 15 fases diferentes. 
   No modo competitivo teremos 25 fases diferentes.
   Por enquanto teremos 4 personagens jogáveis.
   E cerca de 7 armas diferentes e 4 granadas.

 



Quão importante vocês acham que é a história em um jogo como esse?
   Muitos dos jogos com este mesmo estilo que o nosso não tem muita história. Porém nós acreditamos que os jogadores precisam ser situados do que está acontecendo e da motivação dos personagens. Por isso, após a BGS também criamos diálogos no início e no final de cada fase. No geral a história de Gravity Heroes é brevemente explorada, muitos diálogos possuem dicas do que cada personagem passou e do universo do jogo. 

Em quais plataformas vocês pretendem disponibilizar o jogo?
   Gravity Heroes é um jogo para console e PC. Pretendemos lançar em todas as plataformas possível, porém a realidade é que até o momento só podemos confirmar PS4, Xbox One e Steam. 

Sobre jogar no teclado e mouse ou no controle, qual a dificuldade de balancear os dois tipos de jogabilidade? Com qual das duas opções vocês acham que Gravity Heroes funciona melhor?
   A primeira versão de Gravity Heroes foi feita para teclado apenas, a versão da BGS tinha a opção de teclado e controle. Eu particularmente demorei pra me adaptar ao controle, porém depois que me adaptei acho que prefiro o controle. A verdade é que uma vez que você começa com um modelo ele se torna natural, se eu tivesse que recomendar, eu diria que é melhor no controle, apesar de ser possível ter um jogador no teclado e outros no controle na mesma partida, o teclado sempre vai comportar apenas um jogador.

 

O game terá multiplayer apenas local ou existem planos para implementar um modo online?
   Já discutimos muito este assunto, a verdade é que esta versão de Gravity Heroes será apenas local. Nossos planos para uma versão multiplayer online incluem muitas mudanças de mecânica e muito mais personagens e isso foge do planejamento que tivemos para Gravity Heroes. Porém este não é temporário, nós pretendemos continuar a franquia e já temos ideias para o futuro, portanto existe uma chance alta de essas versões implementarem um multiplayer online.

Na Steam diz que o jogo sai no terceiro trimestre, mas já é possível dizer com mais exatidão uma data de lançamento?
   Não podemos confirmar ainda, estamos avaliando a data de lançamento para melhor atender os jogadores.



Gostaria de agradecer mais uma vez ao pessoal da Studica Solution pelo tempo dedicado à responder nossas humildes perguntas. Se você quiser acompanhar o trabalho deles, siga lá no Twitter e acompanhem o Dev Blog e já adicionem na lista de desejos da Steam também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário