sexta-feira, 22 de setembro de 2017

6,5 Novidades da segunda geração de Pokémon

   Com o lançamento das versões Gold e Silver de Pokémon para o virtual console do 3DS hoje, resolvi listar aqui algumas das evoluções que essa geração trouxe para a franquia. Essas novidades são muito mais que 100 novos pokémon, mas mudanças significativas que acompanham a série principal até hoje. Bom, quase todas, vamos começar justamente pela inovação que não foi repetida outra vez dentro da franquia.


1. DOIS CONTINENTES
   A segunda geração é a única a ter a possibilidade de visitar o continente da jornada anterior dentre todos os jogos da série. Imaginem a felicidade do pequeno Business quando acho que tinha zerado o jogo (em japonês) no seu game boy color e descobriu que ainda tinha 30% do jogo para fazer. E não só por ter ainda mais conteúdo, mas visitar aquele mapa que era tão familiar E derrotar o Red. Isso faz com que eu sonhe com um jogo de Pokémon que una todas as tribos as regiões até hoje.


2. DOIS NOVOS TIPOS
   Os tipos metal e noturno foram implementados também nessa geração, inclusive ganhando destaque em ginásio (de metal) e no tipo de preferência de uma das treinadoras da elite four. Ter dois novos tipos de pokémon fez com que alguns monstros já existentes "adotassem" um desses novos tipos, como é o caso do Magnemite, por exemplo, que passou a ser elétrico/metal. Depois disso, um novo tipo de pokémon só foi apresentado em Pokémon X/Y, o tipo fada.


3. DOIS LENDÁRIOS
   Na primeira geração, além dos três pássaros, o grande lendário era apenas um, Mewtwo (uma vez que o Mew não é capturável em condições normais). Em Gold/Silver temos dois lendários (além dos três cães), Lugia e Ho-Oh, e ambos são capturáveis. Isso também marcou a mudança da capa dos jogos dos pokémon iniciais, como eram em Red/Green/Blue, para os lendários de cada geração.


4. BREEDING
   Foi aqui que a pokémon começou a se tornar hardcore (para alguns). Com a implementação do day care e a possibilidade de você acasalar dois pokémon para conseguir um terceiro de seu desejo e que possua status ideais fez com que o cenário competitivo do jogo sobreviva até hoje. E sim, é basicamente por conta disso. Com essa mecânica, os treinadores conseguem montar um time contando muito mais com técnicas e voltar certos monstros para um determinado tipo de status ou outro, aumentando imensamente as possibilidades de táticas e estratégias para cada jogo. Ou você pode jogar casualmente e ignorar isso (que nem eu), mas o breeding foi um marco importantíssimo para a série.


5. DIA E NOITE
   Essa é uma novidade proporcionalmente menor que as outras, na minha opinião, mas bem interessante. Alguns pokémon só serem achados ou até só evoluírem de noite ou de dia trás dinâmicas bem legais que ajudam o jogo a não ser tão cansativo. Uma coisa ainda que veio no embalo foram os dias da semana, inclusive alguns eventos (como pegar o Lapras) sendo limitados por isso dentro do jogo.


6. SPECIAL ATTACK/SPECIAL DEFENSE
   Na primeira jornada, esses dois status eram um só chamado "Special". A partir de Gold/Silver, os ataques especiais passaram a ser reduzidos pela defesa especial, dando mais variedade para cada pokémon ser treinado de forma diferente e ainda combinando com a evolução que o breeding trouxe.


6,5 POKÉBOLAS DIFERENTONAS
   Ta ai uma coisa que eu nunca fui atrás para fabricar dentro do jogo, mas elas são úteis nas ocasiões específicas de cada uma. Aliás, isso também implementou as berries, que são poções em forma de frutinhas.


   Bom, o que eu tinha pra falar é isso. São essas coisas e muito mais que fazem essa versão ser a minha preferida de toda a franquia e também considerar uma das melhores sequencias de jogo na história dos videogames. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário