quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Review - Steamworld Dig 2 (Switch)

   Em Steamworld Dig, você é Rusty, um robô que está a procura do seu tio (se me lembro bem) e deve explorar uma mina a procura dele. Já em Steamworld Dig 2, quem sumiu foi o Rusty e você encarna Dot na busca pelo seu amigo. É uma sequência muito eficiente, que pega tudo que era bom no primeiro e melhora. Além de adicionar algumas novidades bem bacanas.



   Steamworld Dig 2 é vendido como um metroidvania, mas acho que não é a melhor descrição para esse jogo, ele é bem mais linear do que outros jogos desse tipo. Sim, você acaba indo de uma mina para a outra, mas sempre adiante paralelamente entre elas e não em um "vai e volta e depois vai pro outro lado". Claro, se você quiser achar todos os segredos vai ter que fazer o famoso backtracking, mas isso não limita o seu avanço no jogo.

   Esse é um game sobre escavação e exploração. Você deve criar um caminho para baixo na mina enquanto coleta minerais (que funcionam como dinheiro) para evoluir suas habilidades e poder ir cada vez mais para baixo. A questão é que você tem que cavar com sabedoria, uma vez que, no começo, suas habilidades são bem escassas e, cavando demais, pode acabar ficando sem caminho de volta.

   As habilidades são o grande diferencial em relação ao primeiro jogo. Conforme você evolui certo aparato, ficam disponíveis algumas habilidades que podem ser ativadas e desativadas distribuindo engrenagens entre elas. Essa engrenagens são limitadas e escondidas pelo mapa, então é necessário escolher bem o que você quer priorizar.


   Ao longo da mina também são encontradas algumas cavernas, que funcionam como desafios dentro do jogo. Aqui, a jogabilidade se transforma para plataforma e geralmente é necessário desvendar algum quebra cabeça para conseguir o prêmio, que geralmente é uma engrenagem ou um artefato.

   Os artefatos são itens colecionáveis ao longo da campanha e, quando você achar todos os 42, um desafio extra e secreto se abre. Esse desafio é bastante difícil, porém muito bom de jogar, devo ter tentado ele durante uma hora e não consegui completá-lo ainda. Além de conter referências a outros jogos como Super Mario Bros. e Portal.

   Steamworld Dig 2 é um game muito gostoso de jogar. A busca pelos segredos é interessante, os puzzles são bem feitos e bem humorados. Não é um jogo particularmente difícil de se zerar, mas se você for em busca do 100% pode chegar a ser até um pouco frustrante (até você descobrir o segredo e se achar um burro porque passou por ele e não viu diversas vezes). No geral, é uma melhoria de um jogo que já era muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário