terça-feira, 30 de maio de 2017

Global Testpunch de Arms

   Então galera, esse fim de semana passado (26-28 de maio) rolou o primeiro beta de Arms, o novo jogo de luta da Nintendo. O global testpunch seguiu os moldes do global testfire (beta de Splatoon), com seis sessões de uma hora para serem jogadas durante o final de semana. Eu consegui jogar e testar algumas coisas e vou tentar resumir o que eu achei aqui.


   Depois de uma porrada de vídeos e directs que surgiram desse jogo, a minha opinião era de que o jogo teria uma certa profundidade estratégica na questão da escolha do punho a ser usado mas no fim das contas as lutas pareciam um pouco lentas. Após eu testar já acho que a questão da escolha dos punhos não é tão importante assim (ao menos no nível mais iniciante) e as lutas são bem mais ágeis do que eu esperava.

   Esclarecendo um pouco, é claro que o jeito de jogar muda um pouco conforme o braço que você usa, mas a questão de usar um tipo específico para dar counter no adversário não é tão facilmente aplicável não sei se me fiz entender, pode ser porque sou ruim no jogo mesmo. Já velocidade das brigas que pareciam tão paradas em vídeos demonstrativos me surpreendeu. Você precisa ficar constantemente em movimento se quiser se sair bem e evitar ser pego nos agarrões.

   Dito tudo isso, o jogo é muito divertido! As lutas são dinâmicas e rápidas, os personagens são carismáticos e as fases são muito boas, cada uma com um diferencial que pode influenciar na briga se for bem utilizado. Existem vários tipos de luta: 1v1; 1v1v1; 1v1v1v1 e 2v2. Cada um deles é preciso jogar de modo diferente, mas todos trazem a mesma diversão e a boa sensação de acertar um combo ou um especial e, no caso dos modos com mais de 2 jogadores, aproveitar enquanto um adversário está fazendo isso com o outro e usar o especial nele.


   Toda a propaganda do jogo está sendo em cima do controle por movimento, mesmo tendo anunciado que será possível até jogar com os joycons separados, mas fui imediatamente para o pro controller e não me arrependi. Nele você usa o ZL e ZR (L2 e R2) pra controlar o braço esquerdo e direito respectivamente e tudo responde muito bem. Também joguei com o joycon grip e no modo portátil e o único motivo de ser pior de jogar assim é porque o pro controller é naturalmente superior, mas não é ruim de maneira alguma.

   O matchmaking do jogo também achei bem bacana. Você entra num lobby de até 10 pessoas e é juntado com os outros ali presentes em modos aleatórios de luta. Dentro do lobby tinha uma pontuação e o sistema é inteligente o suficiente de não botar alguém que acabou de entrar contra outro com o maior número de pontos. Esse esquema proporcionava pouca espera entre partidas e ainda é possível trocar de lutador dentro do lobby e testar novas combinações de punho no warm-up.


   O problema dessa aleatoriedade de modos é que as vezes você cai no modo V-ball, e ele é bem chatinho. No próximo fim de semana (último do global testpunch) aparentemente será trocado o vôlei pelo basquete e o modo Hoops estará disponível. Torço para que seja mais divertido, mas mesmo assim não deve superar a luta., por isso acredito que no jogo completo terá um lobby específico para cada modo. Pelo menos espero que tenha.

   Por hoje acho que é isso, semana que vem devo testar os controles de movimento, que ignorei completamente esse fim de semana, e o modo do basquete, dai escrevo novos comentários aqui. Para finalizar, fiquem com uma arte do designer do jogo para agradecer todas as fan arts enviadas pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário