terça-feira, 17 de maio de 2022

1000 posts - Porque o Locadora nunca vai mudar e, por isso, nunca vai crescer. Mas vai perseverar.



   Este texto marca o milésimo post do LocadoraTV e, desta vez, eu não vou fazer um post lembrando tudo o que já passou e destacando alguns marcos, mas sim tentar fazer uma auto avaliação deste humilde recanto.

   Entre altos e baixos de produtividade, tentamos explorar diversas formas de fazer conteúdo. Começamos com podcast e notícias no blog, logo inserindo também reviews de jogos. Os podcasts evoluíram de forma rápida, se expandindo também no Locadora News e os textos chegaram no seu ápice com a Revista Locadora, onde inclusive conseguimos entrevista para incluir como diferencial. 

   Aos poucos a quantidade de tudo foi diminuindo. A revista se provou de produção insustentável, gravações de podcasts começaram a ter conflitos de horário e já não fazia mais sentido publicar notícias sendo que apenas acabávamos replicando outros sites que tinham fontes mais diretas. Porém o que nunca deixamos de ter foi um apreço pela qualidade do que fazíamos, coisa que temos até hoje.

   Mesmo assim, o LocadoraTV nunca deslanchou nem um pouco como um blog/site de qualquer relevância fora do nosso círculo de conhecidos e até isso logo se esvaiu pela queda de produtividade. Isso é algo compreensível visto como é o consumo de conteúdo atualmente. Não que eu ache que é o certo, mas o que eu acho é irrelevante em uma análise global.

   Um dos pontos que vejo como motivo disso é que, apesar de tentar alguma coisa e inclusive ter sua origem no YouTube, o LocadoraTV nunca teve foco em produção de vídeos, a mídia que basicamente dominou tudo quanto à preferência de quem quer saber de qualquer coisa. Provavelmente não teria mudado muito o resultado do blog, mas com certeza seria bem vindo.

   Claro que isso vai de encontro a falta de dedicação maior por parte de todos os membros. Não que isso seja demérito nosso, mas sempre encaramos o blog no máximo como um hobby, já que a equipe sempre se deu bastante bem e gostávamos de fazer o que fazíamos porque fazíamos juntos, mas tirando alguns lapsos de grande vontade por parte de membros em momentos aleatórios e sempre um por vez, nunca quisemos ser mais do que somos.

   E, na verdade, eu acho que isso sempre foi o grande forte do LocadoraTV. Sabemos o tamanho que temos, mas ainda assim gostamos de fazer o que fazemos. A qualidade, no meu ponto de vista, não diminui porque nós fazemos com carinho, o que nos dá vontade de escrever ou editar em busca do melhor produto possível, sejam membros atuais ou passados. O Blog ainda está aí até hoje porque somos nós mesmos. 

   Hoje em dia o blog se mantém praticamente apenas em texto, que é uma mídia quase insignificante de maneira geral. A quantidade de pessoas que lê qualquer coisa antes de ver um vídeo sobre o mesmo assunto acredito ser muito baixa, assim como a quantidade de pessoas que vai ler este texto. Mas, mais uma vez, é o meio que preferimos trabalhar e o que conseguimos manter a alta qualidade que sempre almejamos. 

   Por fim, acredito que o nosso maior defeito é não saber nos promover e nem buscar fazer isso de maneira adequada. Publicar o link no Twitter é quase irrelevante se não houver algo além para empurrar as publicações, buscar engajamento e tentar fazer alguém clicar no link de maneira mais incisiva. Mesmo assim, ao clicar no link, a pessoa na maioria das vezes vai ver um texto de 10 parágrafos e fechar a aba quase imediatamente.

   Eu realmente gostaria que mais pessoas lessem o que escrevemos, ou que lessem de maneira geral. Que mais pessoas tivessem ouvido nossos podcasts ou lido a Revista Locadora. Isso geraria feedback e é com feedback que se tem evolução. É muito difícil crescer para alcançar mais público sem saber como está se saindo no momento atual. E também é muito difícil ter vontade de continuar sem um qualquer retorno de qualquer pessoa, apenas para não se ter o sentimento que está botando palavras num vácuo. Mas cá estamos, no post número mil.

   Nós não vamos mudar pois não queremos fazer algo além do que é nossa capacidade sem perder qualidade. Ao mesmo tempo o que fazemos não nos vai dar oportunidade de crescer mesmo se soubéssemos como fazer isso de maneira eficiente. Porém o LocadoraTV é mais do que este blog, é um grupo de pessoas unidas por um hobby e aplicadas em compartilhar suas ideias para além de suas cabeças, independentemente de como isso vai ser feito ou quantas pessoas vão ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário