segunda-feira, 25 de março de 2019

Pikuniku


O jogo de hoje foi lançado em janeiro desse ano para Switch e os maiores sistemas operacionais de um PC, desenvolvido pela Devolver Digital.

O jogo conta a história de um monstro, Piku, que acorda num mundo em que um grande magnata está dando dinheiro de graça para as pessoas através de seus robôs. No entanto, o que Piku descobre (e nós em seu controle) é que nada é de graça e há algo muito obscuro escondido por baixo do belo discurso desse magnata.


O jogo conta com uma jogabilidade simples, em que o jogador controla um monstro vermelho chamado Piku através de comandos simples de andar de um lado para o outro, pular e chutar. Há ainda a opção de interação com personagens e outros elementos espalhados pelo mapa do jogo, lhe dando a opção de conversar com os personagens, interagir com pedras eflores. Os diálogos são simples, mas engraçados e é notável que o game foi feito sem ambição alguma.

Isso é algo que funciona muito bem no game, porque Pikuniku se trata de um jogo de plataforma 2D. Ele segue uma estética minimalista, muito colorida e que traz um sentimento de leveza para o jogador. Lembra desenhos infantis contemporâneos e os outros aspectos do game só aumentam essa sensação. Os diálogos são simples e debochados, cheios de um certo humor nonsense que raramente apresenta uma conexão direta com a história.

O jogo é redondo, mas é uma aventura livremente baseada na história principal, a do magnata que dá dinheiro de graça para os seres desse mundo estranho. A forma como somos levados de um ponto a outro da história, com liberdade de descobrir aspectos escondidos do jogo, ganhando troféus por isso e resolvendo enigmas faz com que o game pareça muito maior do que é.


Pikuniku surpreende, pois apresenta diversas camadas. Na superfície é um jogo absurdo, com uma estética simples e uma aventura linear, mas assim que você entra nele descobre mais coisas para fazer, alguns desafios alternativos, atividades como o esporte do povo estranho do mundo do game, o basquete de chute, além de interações engraçadas de verdade.

Infelizmente, essas “missões alternativas” não se mantém de maneira concisa durante toda a campanha. Conforme chegamos próximos do final do game, a narrativa centra-se mais em torno da história principal, abrindo pouco espaço para essas interações despretenciosas com o cenário ou outros personagens.

Além de gráficos minimalistas, temos uma trilha sonora igualmente minimalista, mas altamente divertida. Em momentos é alegre, em outros parece simular a trilha sonora de um filme de suspense (principalmente no final do game), mostrando a criatividade de seus desenvolvedores. Apesar de simples, o game é extremamente criativo.

Pikuniku é uma grande surpresa, vindo logo no começo do ano, provavelmente irá escapar do radar de muita gente, mas é um ótimo game. Vale o seu tempo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário