quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Review - Pokémon Sun

   Pokémon Sun propôs algumas mudanças na fórmula geral na série dos monstros de bolso, mas fique tranquilo que o jogo continua tão bom quanto sempre foi. Em uma região inspirada nas ilhas do Havaí, Alola trás um sopro de ar fresco para os velhacos que já estavam enjoados de só acharem Pidgeys e Ratattas no primeiro matinho.



   A primeira ilha (de 4 totais) do jogo apresenta a maior diversidade de pokémons no estágio inicial da série até hoje. É possível formar um time de 6 e todos com tipos diferentes facilmente nas primeiras horas, que são um pouco chatas, mas a variedade de monstrinhos a disposição as tornam mais agradáveis.

   Ainda em relação à variedade dos primeiros matinhos, os pokémons selvagens de Alola as vezes chamam por ajuda, tornando a luta 2 contra 1. Isso pode ser chato e levar a lutas intermináveis (que pode também ser bom para upar seu time), mas se você der sorte, a ajuda pode ser um pokémon muito forte que você não encontraria normalmente tão no início. Por exemplo, é possível capturar um Salamance na rota 3!


   Uma das mudanças que deixaram os saudosistas com um pé atrás no anúncio foi a falta de ginásios. Esses foram substituídos por desafios de ilha onde é necessário fazer uma missãozinha diferente em cada um e em seguida derrotar o pokémon totem do tipo respectivo do desafio. Depois de completados todos os desafios de cada ilha você batalha contra o Kahuna (que seria o líder da ilha). Com isso o jogo diversifica ainda mais os tipos de pokémon que são necessários enfrentar no caminho para a Elite Four (total de 11 ao invés dos tradicionais 8 ginásios).

   A melhor mudança de gameplay para mim foi a remoção dos HMs. Em algumas versões chegaram a ser necessários 8 dessas técnicas que não podiam ser removidas de seus pokémons para avançar no jogo, sendo que a maioria era muito pouco efetiva em batalhas. Já no Pokémon Sun e Moon esse recurso foi substituído pelo Poké Ride, que funciona como um "aluguel de pokémons". Por exemplo, para voar você chama um Charizard, para nadar, chama um Lapras, mas eles não estão no seu time.


   No fim das contas a série Pokémon continua com a qualidade de sempre. Pokémon Sun não chega a ser tão bom quanto a segunda (silver/gold) ou a primeira (red/blue) geração mas também não é fraca como a quarta (diamond/pearl) ou fácil quanto a sexta (X/Y), mas ainda assim é um jogo excelente. O design geral dos monstrinhos é honesto, tirando algumas exceções e as alola forms dos pokémons de Kanto são uma boa lembrança e brincadeira com os tempos áureos. No geral o game está mais do que recomendado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário