quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Review - Sonic The Hedgehog (Mega Drive)


Você, feliz proprietário de consoles e fã de Sonic, provavelmente deve estar felizão por poder jogar Sonic Mania, enquanto os otários que compraram para o PC tão apenas chupando o dedo devido ao lançamento adiado, como eu. Por um lado, é bom que me deu mais tempo de revisitar e finalmente zerar todos os jogos da série antes de poder jogar o Mania.

"Revisitar" não seria exatamente a palavra ideal, pois joguei muito pouco de Sonic, nunca tive um Mega Drive e quando tinha oportunidade de jogar Sonic no emulador, preferia ir atrás de outros jogos. Mas enfim, finalmente estou riscando os jogos clássicos dessa série da minha lista da vergonha e ainda bem, pois pude ver que a volta de Sonic Mania pra esse modelo clássico não é só por apelo nostálgico.


Sonic The Hedgehog foi a introdução de Sonic, o veloz ouriço azul, que enfrenta o temível Doutor Robotnik, um cientista gordo e muito cuzão, pois este aprisionou os animaizinhos de South Island dentro de robôs e roubou as 6 Esmeraldas do Caos, que fazem... bom, sei lá, alguma coisa foda.

Sonic deve passar por 6 "zonas", os "mundos" dos jogos, cada uma com estilo visual diferente e compostas por 3 fases. Como qualquer jogo de plataforma, Sonic deve chegar no fim da fase, passando por diversos obstáculos e inimigos, no final de cada zona há um batalha contra Robotnik e após isso, Sonic pode libertar um monte de animais presos.

Opcionalmente, se você não quiser o final "ruim", terá que pegar 50 anéis/argolas e chegar no fim da fase com eles, o que permite que você acessar um Special Stage onde Sonic pode coletar uma Esmeralda do Caos.


Os anéis são essenciais não só para pegar as esmeraldas, mas também são a "vida" do Sonic. Quando Sonic sofrer algum dano, tirando de coisas como cair em buracos infinitos ou ser esmagado, os anéis saem voando do seu corpo, você tem tempo de recuperar alguns antes de eles sumirem, caso não tenho nenhum anel e levar dano, Sonic morre.

É uma mecânica bem interessante, mas acaba sendo meio foda devido ao Special Stage, pois é fácil perder os anéis para aquele inimigo ou espinho filho da puta que aparece do nada. Sonic é feito pra jogar mais de uma vez, os mapas são grandinhos e cada vez que você joga eles e vai explorando, vai aprendendo as melhores rotas e formas de terminar sem perder nada.

De qualquer forma, coletar todas esmeraldas é uma merda pois o Special Stage é uma merda de jogar. O cenário fica em rotação eterna, é muito colorido e com uma imagem mexendo ao fundo, provavelmente matou algumas crianças de epilepsia. Guiar o Sonic até a esmeralda é complicado devido a muitos obstáculos e você pode acabar saindo da fase sem pegar a esmeralda, o que te coloca na próxima fase do jogo. E o "final verdadeiro" é bem qualquer coisa, fazendo essa busca pelas esmeraldas meio inútil.


O que trouxe destaque para Sonic foi seu jeito de fazer um jogo de plataforma. Sonic é bem simples de jogar, o controle do Mega tem 3 botões e os 3 são usados pra pular, além disso, você pode apertar para baixo enquanto Sonic corre para mandar um "Spin Attack" que dá dano em inimigos e quebra alguns objetos e muros.

Quando lembram de Sonic, geralmente lembram de velocidade, afinal o personagem tem essa característica em todas as mídias que apareceu. Se for se basear apenas pela Green Hill Zone, mas as fases a seguir tem ideias diferentes, que por mais que tenham sessões mais rápidas, não são exatamente "livres" como as primeiras.

Ou seja, o jogo não é só baseado em ser o mais rápido que pode, tem suas doses de sacanagens no cenário que te pegam desprevenido, assim como um monte de jogos da época, é necessário jogar com cautela e ir aprendendo as fases. Porém, Sonic não é difícil, ele dá bastante oportunidades de sair de situações complicadas devido a mecânica dos anéis e as boss fights contra o Robotnik e suas máquinas pouco funcionais são ridiculamente fáceis.



As fases de Sonic geralmente são grandes e tem rotas diferentes e atalhos para chegar no objetivo. E as fases são bem variadas entre as zonas: Green Hill Zone é bem aberta e feita para Sonic sair correndo a mil, Marble Zone tem caminhos estreitos, lava e armadilhas, Labyrinth Zone é um labirinto (quem diria) com água, e Sonic não pode ficar muito tempo debaixo d'água se não ele morre, e etc.

Apesar do pouco número de fases, elas são bem diferenciadas e o jogo não se sente repetitivo até o fim, além de que elas são visualmente muito bonitas, e se há algo que não se pode reclamar de Sonic é do som. Os efeitos sonoros, assim como jogos do Mario, são memoráveis, e a música de Sonic é sem dúvidas um dos melhores aspectos de toda franquia.


A estréia do carismático mascote da Sega foi um belo acerto, mostrando um jeito diferente de fazer um jogo de plataforma e, comparado com outros jogos da época, Sonic é consideravelmente fácil, apesar de não ter nenhuma forma de savegame ou password. Mas versões futuras e coletâneas geralmente tem isso.

Sonic The Hedgehog é um jogo de plataforma simples, mas com ótimos controles, jogabilidade, e fases bem variadas, com visuais coloridos e bem bonitos, junto de músicas e efeitos sonoros excelentes, assim compondo um jogo bem simpático e divertido. Não é atoa que ele foi um enorme sucesso na época e continua sendo relembrado até hoje.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário