terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Treinadores selvagens vivem na grama alta

   Sinceramente, eu ando com bastante preguiça pra escrever reviews. Apesar disso, não queria deixar de falar sobre Pokémon Legends: Arceus, um jogo que me entreteve um bom bocado e que também evoluiu de diversas formas a fórmula de uma franquia que eu adoro. Além dos muitos pontos positivos e de algumas ressalvas menores, no fim, uma ideia se manteve na minha cabeça: a grama alta agora é sua amiga.


   A grama alta (ou mato, como eu sempre chamei), juntamente com as cavernas, sempre foram o lar dos famigerados encontros aleatórios, terror de muita gente. Levante a mão que nunca tentou avançar o último trecho de mato antes o Centro Pokémon com só um monstrinho com pouco HP na party apenas para encontrar um inimigo no último espaço de grama e tomar um ataque rápido. Claro que os encontros aleatórios tem sua função, mas por muitas vezes acabam mais atrapalhando do que ajudando. Não mais.

   Pokémon Legends: Arceus inovou em diversas áreas, uma delas foi nas possibilidades de captura. Desde Let's Go, em 2018, conseguimos ver os pokémon no mundo aberto e não apenas quando se inicia uma batalha. Sword e Shield não fizeram muito em evoluir isso, mas agora em Legends o passo dado foi a possibilidade de jogar a pokébola e tentar capturar os monstros sem mesmo iniciar uma batalha.

   No desenvolvimento dessa ideia algumas escolhas devem ter entrado em consideração para a melhor execução dela. Por exemplo, usar uma pokébola em um pokémon de costas aumenta a chance de captura, pois o pega de surpresa. Também é necessário evitar que os pokémon ataquem ou fujam do jogador e, para tudo isso, uma boa opção seria algo para manter o boneco escondido do alvo em algo como uma grama alta! Ou seja, o contrário do que sempre foi.


   Esta parte do jogo de andar pelo mundo capturando pokémon, juntando itens e não entrando em batalhas, na minha opinião, é o que faz Pokémon Legends: Arceus brilhar. É tudo muito fluido, sem interrupções, o que deixa o loop de jogabilidade excelente. Isso é possível graças ao nosso novo amigo, o mato.

   O "dano colateral" desta fluidez, que eu não considero um demérito, é que neste game está consideravelmente mais fácil capturar os monstrinhos. Pokémon de level alto (40+) e até os alpha são relativamente fáceis de se capturar usando apenas uma pokéball ou greatball nas suas costas. Sem batalhar ou precisar deixar o oponente paralisado. 

   Este é apenas um pequeno aspecto que me fez adorar este jogo. Não sei exatamente como está o ciclo de desenvolvimento da nona geração, mas espero que mantenham esta e outras melhorias de jogabilidade que foram apresentadas. Apesar de Pokémon sempre ter tido jogos atrasados em muitos aspectos técnicos, uma hora a evolução tinha que chegar e essa hora tem tudo para ser agora, não é, Gamefreak?... Gamefreak?

Nenhum comentário:

Postar um comentário