quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Review - Tetris 99

   No Nintendo Direct desta quarta feira, 13/02, dentre vários anúncios de jogos novos e trailers de outros já aguardados a algum tempo, Tetris 99 apareceu do nada como um game exclusivo para assinantes do programa online do Nintendo Switch.. Muitos aguardavam os jogos de SNES virem para o console e, apesar de se decepcionarem nesse ponto, peço a vocês que não ignorem essa ideia inusitada de um battle royale de Tetris.

 



   O jogo é basicamente o bom e velho Tetris que todo mundo conhece. Você deve empilhar os blocos, rezar para um "I" aparecer no momento de maior necessidade e limpar as linhas antes que a sua coluna chegue ao topo. O modo versus de Tetris adiciona a questão de seu "lixo" ser enviado como ataque para a coluna do adversário e é assim que Tetris 99 funciona, só que você tem noventa e oito adversários ao invés de só um.

   Por ter tantos oponentes, você pode escolher quem quer atacar. Se tiver uma visão periférica sobrenatural, conseguirá acompanhar o progresso de todos os jogadores e deslocar seu ataque a quem representar uma maior ameaça. Também é possível fazer um "ataque automático" selecionando, dentre quatro opções, quem você quer agredir. Desta maneira você pode fazer o game jogar seu lixo em um inimigo aleatório, contra-atacar quem estiver te atacando, tentar dar nocaute em quem está pela boa ou ir atrás de quem tem mais KOs.


   Com essa questão do ataque direcionado é que é feito a "tática" de Tetris 99, porém não há como ter muita profundidade, até porque é impossível acompanhar tantos progressos simultaneamente, principalmente nas fases finais da partida, quando a velocidade das peças é absurda e a clássica música de sempre está mais frenética do que nunca. No fim você tem que se preocupar com sua própria coluna e torcer para não ter mais de uma pessoa jogando lixo em você ao mesmo tempo, pois ele acumula muito rápido.

   Importante destacar também que é possível se defender de ataques. O jogador consegue saber quem o está atacando e quando o ataque está prestes a fazer sua coluna subir. Guardando as peças certas para essas horas, cada linha que você limpa imediatamente antes de ser atacado, anula este ataque. Com essa mecânica, constata-se que não é ideal deixar sempre sua coluna muito baixa, pois isso também te deixa sem defesa.

   Numa escala Business Cat, esse jogo tem altos índices de aprovação. Ele está mais dentro do meu gosto pessoal do que eu achei que algum jogo poderia estar, sendo um jogo de puzzle ágil e competitivo com partidas curtas que não te fazem querer parar de jogar, além de ter um tempo ínfimo de espera entre cada partida (nunca esperei mais de 20 segundos). Tetris é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos e, vê-lo repaginado desta forma, me alegra bastante. 

 

   Eu não sei como esse jogo poderia ter sido feito de forma melhor, mas o fato do jogador depender um pouco da sorte de não ser atacado massivamente para que consiga sobreviver, torna o aspecto competitivo um pouco menos interessante e só por isso que minha nota não é 10. Eu acho que esse foi um acerto muito grande. Tomem em conta que esta nota é sim um tanto quanto passional, mas eu não acho que esteja tão longe da realidade, afinal, Tetris não é o jogo mais vendido de todos os tempos sem motivos. 

NOTA: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário