sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Se aventurando nos multiplayers online


   Os jogos focados em multiplayer online geralmente são ignorados por uma parcela dos jogadores que preferem apenas aventuras em single player, mas é inegável que hoje em dia a maior parte dos deles está nesse tipo de game. É possível ver isso muito também pelo modo como as grandes desenvolvedoras estão se comportando ao pensar que tipo de conteúdo seu jogo AAA terá, principalmente com o "boom" atual dos battle royales. Aqui vou tentar falar apenas dos games focados apenas no multiplayer online, mas o que cada um precisa para se sustentar no meio de tantos outros?



   Jogos puramente multiplayer, no meu ponto de vista, precisam oferecer algumas coisas para se manter relevantes: atualizações constantes e significativas, bom relacionamento com a comunidade, um bom serviço da desenvolvedora e um bom modo competitivo. Alguns games utilizam a estratégia de serem grátis com compras dentro do jogo para atrair mais público, o que funciona, mas aí entra a questão do bom serviço para que não fique algo desbalanceado.

   Um exemplo recente sobre o desbalanceamento por conta de compras in-game é o Battlefront II, que tinha claramente uma vantagem para quem comprasse as famigeradas loot boxes e ele nem era gratuito, tornando tudo ainda pior. Já a Blizzard me parece fazer um trabalho muito bom quanto a isso no Hearthstone (pelo menos era durante o tempo que eu joguei), que, mesmo sendo um jogo de quase 5 anos, se contar o beta, ainda é bastante jogado e dá pacotes de cartas mesmo para quem nunca comprar um.
 

   Ainda na Blizzard temos o exemplo do Overwatch, que mesmo sendo pago, sabe utilizar bem o sistema de loot boxes para gerar mais renda. Porém, acho que o grande mérito dele é o mundo que foi criado e é continuamente alimentado com mais mapas, personagens e lore para suprir a vontade dos fãs. Paralelo ao Overwatch, temos o Paladins, que é uma versão gratuita do mesmo tipo de jogo (e sim, eles são diferentes), onde a empresa foca mais em lucros com compras in-game, mas também alimenta os fãs com mapas e personagens novos frequentemente. 

   A questão de atualizações frequentes e constantes também é muito bem feita em Splatoon 2 onde, atualmente (pouco mais de um ano depois do jogo ser lançado) aproximadamente 60% do que se tem disponível dentre mapas, armas e equipamentos veio através de conteúdos extras disponibilizados gratuitamente. Além dessa grande quantidade de atualizações, ainda são promovidos eventos globais onde toda a comunidade participa e é premiada de acordo com o quanto participou. É uma maneira interessante de trazer jogadores de volta sempre que acontecem, pois conseguem ver tudo que tem de novo num jogo que talvez já teriam largado a algum tempo.

   A Epic também tem feito um excelente trabalho nesse campo com o Fortnite e não é à toa que é o jogo mais falado do mundo atualmente. Toda a parte de eventos e temporadas que eles fazem mantém os jogadores por oferecer novidades frequentemente que, as vezes são grandes e as vezes nem tanto, mas são o suficiente para atrair a atenção. 

   Quanto à competitividade, acho que até hoje os mobas são o melhor exemplo disso. Vou falar de Dota 2 porque é o que eu jogo e acompanho, mas acredito que a Riot faça um trabalho parecido com o League of Legends. Dota 2 é um game muito bem estruturado para ser preciso elementos estratégicos, trabalho em equipe e talento individual em frações parecidas para se ter sucesso em cada partida. Isso cria uma gana no jogador em melhorar ao mesmo tempo que tenta entender cada nuance para que consiga evoluir e se tornar mais competitivo. O problema dos mobas é que a barreira de entrada é muito alta, mas é o preço a se pagar por uma complexidade maior na competitividade.


   Dei aqui apenas exemplos de alguns jogos que eu tenho mais intimidade e existem muitos outros por aí, mas acredito que essa seja uma boa base para que esses games tenham vida longa. Vemos muitos hoje em dia que simplesmente somem sem deixar rastros e pode ser por terem falhado em alguns desses aspectos (ou apenas ser um game ruim mesmo).

   Não falei de nenhum jogo de luta pois não estão muito no meu radar, porém têm grande relevância e uma comunidade bastante grande, e os MMOs são um outro monstro totalmente diferente. Agora me digam vocês o que acham disso? Se esqueci de algum ponto que acham importante ou falei merda, deixem aí nos comentários para acrescentar à discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário