quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Feliz aniversário Celeste!


Nesse mês de janeiro faz um ano do lançamento do jogo Celeste. Nascido numa Game Jam pelas as mãos de Matt Thorson e Noel Berry, o protótipo do game foi criado em 4 dias e tinha o nome de Celeste Classic, objetivo do jogo era que o player conseguisse passar por meio das 30 fases inicias de forma rápida no melhor estilo que os speed runners gostam de fazer. Outro ponto que vale comentar desse projeto era a dificuldade elevada que foi uma inspiração de alguns games da era do Super Nintendo. Detalhe interessante é que Celeste Classic foi feito no console fantasia chamado PICO-8 e os desenvolvedores colocaram esse game dentro do projeto final, caso tenha curiosidade você ainda hoje pode jogar Celeste Classic via navegador.


No dia 25 de janeiro de 2018 Celeste é lançado. Apesar da evolução visual, musical e de mecânicas, o jogo ainda permanecia com a ideia base do projeto da Game Jam que era ser o platformer com a dificuldade elevada porém recompensadora. As pessoas que analisaram Celeste em sua grande maioria ficaram encantadas pelos gráficos lindos feito pela galera do estúdio brasileiro MiniBoss e pela trilha sonora tocante e bonita composta por Lena Raine. Outro ponto que foi aclamado nos reviews foi a história do game, que tocava em assuntos como crise de ansiedade e depressão de uma maneira muito didática e esclarecedora e, em certa parte do game, é possível até fazer um exercício de respiração que tem como foco ajudar a acalmar a pessoa que passa por esse tipo de problema.

Celeste foi aclamado não só pela crítica mas também pelos jogadores que se encantaram pela história de Madeline e companhia, esse carinho foi também refletido nas vendas do jogo que até o final de 2018 já contava com mais de meio milhão de cópias vendidas.


Celeste também conseguiu concorrer a jogo do ano (o famoso GOTY) em algumas premiações concorrendo com nomes de peso como God Of War, Assassin's Creed Odyssey e Red Dead Redemption 2. Para o futuro Matt Thorson disse por meio de um tweet que Celeste receberá mais algumas fases por meio de DLC grátis provavelmente na primeira metade de 2019, então só resta esperar.

Fan arte feita por Gatekid3

Acredito que Celeste já entrou na lista de muita gente (inclusive na minha) de melhor jogo de 2018, seja pelas mecânicas, música, arte ou história tocante porém divertida Celeste brilha por conseguir dar ao jogador uma sensação maravilhosa de realização a cada plataforma pulada de forma quase que impossível, a cada morango "colhido" ou cada luta interior vencida. Para mim é um jogo 10/10 e acredito que ele é um marco na história dos indie games.

 *O LocadoraTV é feito por pessoas que amam e curtem falar de games. Por favor ajude a divulgar nosso material.Vocês são demais !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário