quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Review - Shin Nekketsu Kouha: Kunio no Tachi Banka


Após jogar River City Girls, resolvi dar uma olhada em diversos títulos da série Kunio-kun, essa que foi a "gênese" do beat'em up junto de Double Dragon, ambos da finada Technos. Fui dar uma fuçada nos confins do Super Nintendo e achar um dos jogos que foi a base principal de RCG: Shin Nekketsu Kouha: Kunio no Tachi Banka.

Além do título extenso, que deve dar pra traduzir como "Novo Cara Durão Esquentadinho: Kunio e sua Turma", não confie em minhas limitadas capacidades de tradução, Shin Nekketsu é meio estranho por não ser pastelão e nem ter visual SD, assim como a maioria dos títulos que conheço da série, o tom é um pouco mais sério e a história é um ponto importante do jogo. Aprendi que ele é uma sequência da linha do Renegade, como o primeiro jogo da série foi localizado pra cá, ou seja, a série tem duas vertentes, e vendo o número de títulos, a cômica é BEM mais popular.



Enfim, vamos a trama, onde tudo começa quando Kunio e Riki são culpados por fugirem após causarem um acidente de trânsito. Eles são presos, mas após a visita de Hiroshi, colega de Kunio, a dupla descobre que suas escolas estão em caos e isso parece ter sido parte de um plano de quem colocou-os atrás das grades. Então os dois decidem fugir da prisão e ir descer a porrada no pessoal que está causando caos em suas escolas, encontrar quem é o responsável por essa zona toda, tudo isso enquanto fogem da polícia.

Durante sua jornada, os garotos encontram Misako e Kyoko, que irão acompanhá-los na porradaria, então temos quatro personagens jogáveis, que podem ser trocados a qualquer hora e cada um tem seu medidor de vida separado, assim como alguns golpes especiais e outras características, por exemplo: Kunio e Riki podem ficar em cima de inimigos caídos e meterem a porrada, enquanto Misako e Kyoko podem dar pisadas.


De qualquer forma, não há nada que deixe nenhum dos bonecos serem muito únicos pois a jogabilidade é falha, onde tudo parece muito solto, os golpes não tem aquele impacto legal e com curto alcance, tem que praticamente fazer uma dança pra chegar perto de um inimigo e poder meter a porrada, principalmente os chefes, isso quando os bonecos não ficam muito próximos e ficam socando o nada.

Há aquele problema de beat 'em up onde os chefes podem decidir a qualquer hora quando vão revidar, aí que os golpes especiais são úteis, mais por ser ferramenta fácil pra abusar, já que tem a chance de acertar o inimigo facilmente e não há nenhum custo em usá-los. O problema é que os especiais derrubam inimigos, o que leva a entrar num padrão onde você fica recuado, usa um golpe especial, derruba o inimigo, dá alguns golpes nele deitado, aí repete, e isso leva muito tempo, mas é a maneira mais eficaz e segura de ganhar dos chefes, principalmente pro final, onde os inimigos te arrancam um naco de vida. Enfim, não é nada divertido e acaba virando só um abuso da IA, já que o desafio em si não é justo.

Shin Nekketsu é um beat 'em up bem basicão, tendo que só seguir um caminho linear e sentando a porrada em qualquer um que se meter na frente, não há upgrades, lojas e nem elementos de RPG, não há nem itens no chão. A maior mudança de gameplay são as partes de moto, com um controle meio truncado e a chance de falhar miseravelmente ao dar uma batidinha na curva, ao menos tem saves entre cada nova "tela". Fora isso, há uns momentos interessantes, como uma luta no telhado duma escola que está desabando, ou numa roda gigante, dando uma variedade de cenários num jogo que é bem direto ao ponto, e mesmo sendo graficamente simples, a arte é bonita e acompanhada de uma bela trilha sonora.


Já mencionei a narrativa ser um ponto importante, não que seja lá muito especial, é mais pelo fato de ter bastante cenas e diálogos, ainda mais para um beat 'em up. A história é interessante em si, lembrando qualquer um desses mangás de brigas de colégio, Riki e Kunio são aqueles pseudo-deliquentes estressadinhos, Kyoko é uma jovem serelepe que ama Riki e Misako é uma estudante séria que tem aquela relação de amor e ódio com Kunio. Tirando o fato da história ser mais séria, tendo um pouco de drama, tragédia e até mortes, não é algo muito fora do básico, é até meio novelão demais, algumas vezes, principalmente a parte de descobrirem quem foi o cara parecido com o Kunio que cometeu o crime.

Por fim, dá pra se dizer que Shin Nekketsu é um título com ideias interessantes e  execução ruim, a porrada é desengonçada e nada satisfatória, ainda há elementos legais, como alguns cenários incomuns, foco em narrativa, uma boa trilha sonora e todo aquele clima de "porradaria juvenil de delinquentes japoneses". Pra quem tiver curiosidade, vale dar uma jogadinha, ao menos é curtinho e tem checkpoints e sistema de password bem amigável, principalmente para época, e é claro que usar savestate não mata ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário