quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Review - Fight'N Rage


Seguindo a minha febre de beat 'em up, é meio complicado achar algo mais recente que preste no gênero, principalmente no meio de tanta porcaria na Steam, algumas coisas acabam se destacando mais recentemente, Fight'N Rage foi uma delas, se bem que o jogo foi lançado em 2016, mas teve alguns patchs que melhoraram-o e foi lançado pra consoles no ano passado.


Fight'N Rage é bem "à moda antiga", siga em frente e desça a porrada, ou não! Pois há alguns caminhos alternativos, logo de início, você pode ir pro lado oposto e fugir, tendo rotas diferentes, que te levam a cenários novos e chefes. Também há múltiplos finais, não que sejam lá muito diferentes, o chefe final é sempre o mesmo, o que muda é a história, não que ela seja lá muito importante, é basicamente um mundo meio pós-apocalíptico onde mutantes, animais antropomórficos, dominaram tudo e humanos são usados como comida e são escravizados, é até estranho que o estilo de arte é meio "bonitinho" e o jogo tenha cenas bem violentas.

Ainda no aspecto estético, FnR pega não só inspirações em seu combate e estilo, como no visual, temos personagens totalmente "inspirados" em outros jogos, como uma inimiga padrão que é praticamente a Poison de Final Fight, gatos vestido de M. Bison que tem a famosa "rasteira", até a tela de Game Over é copiada do final do Ditador em SFII. Não que seja um demérito nem nada, o jogo sabe fazer sua "homenagem" aos clássicos do arcade, até a tela inicial é inspirada no "boot" das roms. Há algumas características visuais que me incomodam nisso, como efeitos mega coloridos, explosões e chacoalhadas da tela, ás vezes é legal, mas, geralmente, só irritam os olhos.


O sistema de combate é o chamariz principal, afinal é um jogo de porradinha, e aqui temos uma jogabilidade bem fluída e robusta, apesar de ter algumas coisas meio complicadinhas, até tem um modo treino pra dar uma noção melhor de tudo, só é estranho que ele é liberado após uma sessão de jogo. Zerando ou tomando game over, o jogo te dá moedas com base no seus pontos, que são usadas na loja, onde você compra skins pro seus personagens, inimigos pra jogar no modo versus, outros modos de jogos e outra porrada de conteúdo. 

Como já mencionado, há três personagens disponíveis: Ricardo, F. Norris e Gal. Essa ordem vai do mais fácil de jogar ao mais difícil. Ricardo é um homem-touro forte, devagar e com muito dano, F. Norris é Guy de Final Fight, só que ao contrário do ninja da Capcom, ele é o boneco "equilibrado" do trio, e, por fim, Gal, a "ágil e frágil", leva muito mais dano, mas é muito ágil e pode fazer combos gigantescos, é considerada a personagem mais complexa.

Acho que Ricardo acaba sendo meio ofuscado comparado aos outros dois, ele é o personagem "easy-mode", sendo bem forte, porém "basicão" demais, seus golpes são limitados e acaba sendo bem repetitivo. Já Norris é o meu favorito, devido a uma boa variedade de golpes e os mais legais, não que Gal seja ruim, ela também tem uma variedade boa de golpes e potencial de combos gigantes, só que a menina é fraca demais, o que não é particularmente perceptível nas fases finais, onde dá um salto de dificuldade meio injusto. Enfim, Gal requer uma habilidade bem maior que os outros dois e não acho que compensa, os combos podem serem muito bonitos, mas Norris consegue algo parecido e sem sacrificar muito.


No geral, FnR oferece um bom desafio com diversos inimigos, cada tipo tem seu "comportamento" e habilidades, por exemplo, há gatos elétricos, que possuem um golpe após se levantarem do chão, o que te faz ficar afastado deles enquanto lida com outros adversários, ou se preferir, pode dar parry no ataque elétrico e continuar surrando eles. É bem interessante como cada um deles funciona, até os chefes, que as vezes são só uns pallete-swap safados dos inimigos comuns, e as dificuldades mais altas deixam eles mais agressivos, requisitando domínio alto da jogabilidade, fora que a campanha é meio longa, é complicado zerar numa jogada só devido as fases extensas.

É bizarro pensar que tudo isso tudo foi feito por um "estúdio de um homem só", o Seba Game Dev, se bem que a música foi feita por outro cara, inclusive, a trilha sonora é excelente, mas enfim, o que importa é que Fight'N Rage é um beat 'em up divertidíssimo e completinho, apesar de ser meio "tryhard" pra ser "oldschool", o jogo não tem nada de defasado e mostra como o gênero ainda funciona bem atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário