quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

AdVenture Capitalist



Esse jogo é antigo, mas só recentemente descobri o seu potencial escapista quando ele me foi muito útil para me distrair das provas de finais de semestre e me relaxar.


AdVenture Capitalist é um jogo clicker que te coloca no papel de um investidor de risco, ou seja, o cara que coloca dinheiro na empresa e está apenas interessado no retorno financeiro desse dinheiro, sem se ocupar das funções administrativas e outros detalhes que mais dão dor de cabeça do que retorno financeiro. Você começa investindo numa “empresa de limões” e a cada clique em cima dos limões, você ganha mais dinheiro. Com uma quantidade ideal, pode contratar um gerente para clicar nos limões para você, automatizando o processo de ganhar dinheiro e assim você progride no jogo, ganhando cada vez mais dinheiro, comprando novas empresas e contratando novos gerentes. Com as novas atualizações, nem o céu é um limite, pois você pode investir até fora da Terra.

O jogo é muito interessante ao trazer de forma criativa a realidade dos investidores de risco, adaptando nomenclaturas próprias da profissão para o game, como o próprio nome: investidor de risco é “venture capitalist” em inglês. Também temos o exemplo dos anjos, adaptando a função do investidor anjo ao universo do jogo.

Como um clicker, ele se torna enfadonho logo, mas a função dos gerentes mantém a longevidade do game, pois você não tem que ficar clicando num botão até o seu dedo cair pra avançar nele. A constituição do game, com muitas coisas para fazer, também mantém a jogatina ativa por muitas semanas. Infelizmente, quanto mais você avança, mais difícil vão ficando os objetivos e aí você tem que ficar com o jogo fechado por algumas horas antes de continuar sua progressão no game (nada que uma noite de sono com o celular carregando não resolva).

O jogo segue um estilo minimalista, com poucas telas e nenhuma delas apresenta animações de destaque, ainda assim consegue ser um jogo bonito, com desenhos cartunescos, coloridos e bonitos, mostrando o seu personagem avançando no game. Há poucas formas de customização, mas sua falta não chega a incomodar, pois o objetivo principal é avançar na obtenção de empresas mesmo.

Enfim, AdVenture Capitalist é um jogo que consegue se manter ativo, mesmo após anos do seu lançamento, muito divertido, simples e elaborado de forma que sua jogatina não se torne excessivamente enfadonha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário