sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Review - Hollow Knight [Switch]

   Esse mês tive a oportunidade de pegar um jogo que sempre ouvi falar bastante bem, o Hollow Knight. Eu sabia bem pouco dele, além de ser um metroidvania, antes de comprar numa promoção por conta do lançamento da última expansão, mas acabei fazendo justamente por conta dos excelentes comentários e das belíssimas imagens e cenários que esse game proporciona e, em grande parte, foi o que eu recebi. 



   Hollow Knight é um jogo metroidvania que você controla um inseto cavaleiro em busca de desvendar os mistérios de Hallownest. Após chegar em uma cidade abandonada, o herói deve adentrar nos subterrâneos com a missão de revitalizar a cidade e descobrir o motivo de todos terem sumido ou estarem se escondendo. Confesso que talvez não seja exatamente isso, pois achei a história e a maneira como ela é contata um pouco confusa.

   A questão é que a história nunca é necessariamente contada durante o jogo, você acha NPCs ao longo de sua exploração que falam algumas coisas para que você possa ir montando um cenário em sua cabeça. Isso não é propriamente ruim, até é uma ideia interessante, porém, na minha opinião, as falas são um tanto quanto vagas e, como o mapa é enorme, você demora algum tempo entre um pedaço de informação importante e outro, dificultando essa montagem interna da história que cada um deve fazer. Dito isso, concordo que o foco do jogo não é a história. Até acho bacana eles botarem como um complemento, mas não acho que essa é a melhor maneira de contá-la.

 

   Comentei um pouco acima sobre os cenários do jogo, porém toda a parte de design de Hollow Knight é Fantástica. Os cenários bastante diferentes uns dos outros, a variedade de inimigos é enorme e cada um tem uma característica que combina com a área onde reside e não há o que se falar mal da parte artística. Não apenas isso, mas o design de som também se destaca, com músicas ambientes certeiras para cada área, nunca causando aquela sensação de que você está sempre ouvindo a mesma coisa.

   A exploração é grande parte de todo metroidvania, mas infelizmente tenho que dar alguns deméritos para esse game nessa questão. Enquanto eu estou avançando no mapa e o explorando, Hollow Knight flui muito bem, isso eu não posso negar, porém quando é necessário sair de um extremo do mapa, procurar o serviço de fast travel mais próximo (que nem sempre é tão próximo) para ir até a área desejada e andar mais um bocado até aquela passagem que você agora acha que talvez consiga passar, o game me perde um pouco. Muitas vezes eu sentia vontade desligar o vídeo game e continuar no dia seguinte, pois sabia que ia demorar uns bons quinze minutos para fazer essa travessia para as vezes ter pouca recompensa por isso.

   Outro grande mérito do jogo, para mim, junto com a parte de design e direção, é a jogabilidade. Não tem muitos botões para se apertar, mas é tudo bastante intuitivo, responsivo, dinâmico e ágil, possibilitando você manobrar pelas salas derrotando inimigos sem que os pensamentos de que botão apertar ocupem muito a sua mente. Mas vá com calma, pois esse jogo não é nenhum hack and slash e você deve tratar cada inimigo com calma, sendo que qualquer um pode ser o causador de um dano fatal. Principalmente os que voam! Malditos voadores.


   Esse é um game também que têm boss fights muito bem pensadas. Elas são muito auxiliadas pelos dois grandes destaques que eu comentei acima, o design único de cada área e a jogabilidade excelente. A combinação desses elementos com uma combinação grande de ataques diferentes da maioria dos chefes, faz com que esse seja um aspecto muito bom dentro de Hollow Knight. Queria destacar aqui também o Colosseum of Fools, que abre uma arena onde você deve derrotar ondas de inimigos para ganhar um prêmio no final e achei uma boa adição ao game, além de fazer sentido dentro daquele mundo.

   Finalizando, talvez eu tenha sido um pouco duro com os dois pontos que critiquei ao longo do texto. Eles realmente me incomodaram, mas consigo entender se alguém os achasse normais ou até prazerosos. Eu completei Hollow Knight em 22h com 67% dos itens e mapas achados/desbloqueados, porém sei que para pegar esse último terço iria mais ou menos a mesma quantidade de horas investidas. No fim das contas, por mais que tenha tido alguns percalços no meu caminho, não tenho como não dizer que esse é um jogo muito bom.

*A nota final não necessariamente deve a média das categorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário