terça-feira, 18 de janeiro de 2022

A nova aquisição da Microsoft

Mais cedo neste mês a Take-Two anunciou a compra da Zynga por 12.7 bilhões de dólares, ultrapassando a compra da ZeniMax pela Microsoft (7.5 bilhões de dólares) para se tornar a maior transação na indústria dos vídeo games. Hoje, dia 18 de janeiro, a Microsoft reconquistou o posto ao anunciar a compra da Activision Blizzard por esmagadores 68.7 bilhões de dólares. Uma quantia que deixa a, na época, impressionante compra da ZeniMax parecer ter sido feita com troco de bala.


Detentores de franquias como Warcraft, Overwatch e, principalmente, Call of Duty, a adição da Activision Blizzard sob o elenco da Xbox Game Studios vai incorporar ainda mais a já robusta lista de grandes jogos no Game Pass, que é o principal serviço da divisão de games da Microsoft atualmente. Lembrando que, além das várias adições assim que a transação for finalizada, todos os games a partir da data deverão estar disponíveis no dia do lançamento na plataforma. 

No anúncio oficial postado no Xbox Wire, Phil Spencer também atualizou o número de assinantes do Game Pass, que já chega em 25 milhões. Em setembro de 2020, quando foi anunciada a compra da ZeniMax, este número era de 15 milhões, ou seja, 66,7% de aumento desde a última grande compra. A potencial adição de Call of Duty na plataforma, franquia que é a mais vendida de todos os anos já faz algum tempo, com certeza vai garantir a continuidade de crescimento da plataforma.

O maior assunto a partir desta notícia, que deve se estender até a venda se concretizar, provavelmente vai ser a exclusividade dos futuros games. Oficialmente, Phil Spencer diz que "Os games da Activision Blizzard são aproveitados em uma variedade de plataformas o plano é continuar o suporte destas comunidades". Dina Bass, escritora da Bloomberg, citou outra frase de Spencer confirmando que não tem intenção de remover as comunidades existentes em plataformas da Sony, especificamente.


Assim como na época da compra da ZeniMax, estas todas me parecem respostas não completamente afirmativas ou negativas, até porque provavelmente, por contrato, ainda não podem falar muito sobre o que acontecerá após a transação finalizada. Da outra vez houve bastante enrolação até a confirmação definitiva de exclusividade de todos os futuros games da ZeniMax e eu acredito que deva acontecer algo bastante similar agora. Consigo ver um futuro onde as partes gratuitas de Call of Duty, como Warzone, continuem aparecendo no Playstation, mas é o máximo. Manter comunidades ativas significa, pra mim, as de jogos específicos e não de novos jogos da mesma franquia.

Algum argumento pode ser feito quanto a possível monopolização do mercado e, por mais que isso realmente pareça um pouco assustador a primeira vista, eu, particularmente, não tenho certeza quanto a uma afirmação como essas. O principal motivo disso é que eu não conheço as leis americanas sobre o assunto, mas a indústria de vídeo games atua muito mais de maneira internacional e globalizada do que exclusivamente em solo americano e, mesmo com uma compra deste tamanho, a Microsoft passará a ser apenas a terceira maior empresa de jogos em receita, atrás ainda da Tencent e da Sony

Desta forma, eu não sei o quanto o argumento de monopólio se sustém. Um analista contatado pelo Washington Post comenta que "parar de oferecer jogos na plataforma da Sony pode levantar suspeitas de monopólio, mas que o negócio deve ser fechado". Em entrevista, Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard também comentou sobre o assunto e disse que o assunto do monopólio será lidado pela Microsoft, mas diz também que a competição é bastante grande, citando diversas outras grandes empresas, como Tencent, Sony, Facebook, Amazon e Google. Algumas destas, sabemos, ainda não tem tanta presença de mercado, mas são grandes potências tecnológicas que estão com olhos abertos na indústria dos vídeo games.


Falando no Bobby Kotick, ele é outra grande variável nesta transação. Em 2021 surgiram diversas acusações sobre a Activision Blizzard e seu CEO sobre má conduta sexual e divulgações impróprias e também de dar preferência por contratações de homens e outros escândalos, culminando inclusive na sua ausência no The Game Awards do ano passado. Por conta disso tudo, A Microsoft também está comprando no pacote inclusive alguns processos.

Muito vai e vem ao longo do dia está sendo comentado sobre a saída de Bobby Kotick quando a transação for finalizada e a verdade é que ainda não se tem confirmação exata. A última referência sobre o assunto foi do Wall Street Journal, referenciada pela IGN neste artigo, dizendo que "fontes familiares com a negociação" dizem que o CEO vai sair, mas ainda falta a confirmação oficial. Particularmente acredito e torço para que este deva ser o caso. Não acho que a Microsoft vá querer alguém relacionado a tantos escândalos. Espero que eles também ajeitem o ambiente de trabalho da Activision que parece ter sido bastante abalado nos últimos anos.

A transação não tem data exata para se finalizar, mas o período estipulado é o do ano fiscal de 2023, que começa em julho de 2022 e vai até junho de 2023. Todo este texto pode ser resumido, de certa forma, no meme do cachorro, vamos ver o que vem por aí, não dá pra saber ainda. Eu acredito que esta é uma transação que vai balançar muita gente quando for concluída e pode vir a equilibrar o jogo para a Microsoft contra a Sony antes do fim desta geração e acho que a Sony vai ter que se coçar o quanto antes se não quiser ficar para trás em poucos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário