sexta-feira, 16 de julho de 2021

Preview - Despot's Game

   Existiam muitos mods no Warcraft III, sendo o mais famoso deles o DotA, que acabou por sair do braço de seu "jogo mãe" com o Dota 2. Existem também vários mods dentro do próprio Dota 2 e, em 2019, um deles ganhou destaque o suficiente para seguir um caminho independente também, era o Dota Auto Chess e ali foi a gênese de um novo gênero de jogo, os auto battlers. Assim como o Dota, que gerou vários outros mobas, o Auto Chess também criou uma tendência que Despot's Game abraça e põe dentro de uma estrutura roguelike, levando o gênero de batalha automática do multi-player para o single-player.


   Neste joguinho assumimos controle de uma pequena tropa de pessoinhas que lutam para escapar de uma espécie de calabouço com diversos andares e os mais diversos inimigos no melhor estilo roguelike. Recrutando ou sacrificando unidades, é necessário gerenciar o seu grupo para que trabalhem da melhor e mais eficiente maneira possível.

   Jogos roguelike costumam ser jogos 8 ou 80 para muita gente. É difícil balancear dificuldade quando muitos elementos de cada partida são aleatórios, e acho que é o que vai acabar acontecendo com jogadores que pegarem Despot's Game para testar. A diferença aqui é que, ao contrário da grande maioria, este não é um game de ação, mas sim de estratégia, algo que, na minha opinião pode combinar mais com a experiência de nunca saber o que vem pela frente ou quais itens serão proporcionados ao jogador.


   Para quem não sabe, em um auto battler você compra as unidades, posiciona-as em um grid antes de cada turno e espera que a batalha aconteça sozinha. Um bom game deste gênero dá diversas opções de unidades e categorias delas para ter profundidade o suficiente para que cada partida seja diferente. Despot's Game oferece isso com aproximadamente 10 classes diferentes que, quando combinadas, se fortalecem, adicionando outro elemento à estratégia.

   De sabres de luz até a roupa da Sailor Moon e um pretzel, a variedade de armas é grande e cada arma se encaixa em uma classe. As lojas, que aparecem em salas aleatórias, ofertam possibilidades de compra de armas randomizadas que devem ser adquiridas junto com uma unidade básica e combinadas para que fiquem mais fortes. Cada unidade ainda pode evoluir até o nível 5 durante as batalhas, ganhando um pouco mais de força e resistência.

   Além das unidades também é necessário gerenciar a sua energia. Andar de uma sala para outra consome um pouco da barra de fome apresentada e é necessário alimentar sua trupe as vezes. Para isso, além de salas de loja, também existem as salas de comida, que se compra com a mesma moeda. Cada unidade consome "uma comida", isso cria um certo limitante natural de tamanho do grupo, uma vez que se tiver muitas unidades a energia acabará mais rápido e elas perdem poder de ataque quanto mais fome têm.


   Por fim, também existe uma árvore de upgrades para comprar com o mesmo dinheiro. Estes estão disponíveis em qualquer momento e são bastante efetivos, habilitando melhorias para classes específicas ou para todas as unidades, como cura de vida para cada vez que o jogador alimenta as unidades. Com três lugares para se gastar o dinheiro o game cria possibilidades de ajuste fino que cada um vai preferir fazer de maneira diferente, algo bastante positivo para o tipo de jogo que ele é.

   Despot's Game mistura algo que me agrada bastante (o aspecto tático dos auto battlers) com outra coisa que não costuma me chamar tanta atenção (roguelikes) e posso dizer que a adição de elementos de estratégia dentro da aleatoriedade me cativou. É um joguinho bastante simples em sua concepção, porém trabalha bem o que propõe. O lançamento deve acontecer ainda este ano e vou ficar de olho para quando isso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário