terça-feira, 11 de julho de 2017

Oficializada primeira igreja de Overwatch no Brasil

Hanzo é meu pastor e flechas não me faltarão.


Concebida no dia 17 de abril de 2017 e oficialmente registrada em 14 de junho de 2017, a 'Igreja Nacionais de Hanzo' foi estabelecida em São José, Santa Catarina pelo jornalista Mateus Mognon.

Conforme reportagem publicada no dia 10 deste mês no Adrenaline, o jornalista fundou a igreja para ver se conseguiria requisitar a imunidade tributária concedida a toda instituição de caráter religioso para garantir a liberdade religiosa prevista na Constituição. De acordo com a reportagem, “Além de um endereço, para abrir uma igreja você precisa de cinco amigos para serem teus colegas na instituição, a assinatura de um advogado e o dinheiro de um salgado para registrar seu nome”.


Com tudo pronto, basta escrever o estatuto da religião, uma ata, levar ao cartório, esperar alguns dias para que a papelada seja analisada e pronto! Pode requisitar a imunidade tributária que inclui, entre outros, o pagamento do IPTU, IPVA e imposto sobre venda de produtos e serviços.

Um caminho fácil para atividades criminosas, como a lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito (que não é citado na reportagem, mas também é uma opção).


E esse acaba sendo o tema central da reportagem, que serve para nos mostrar o quão fácil é abrir caminho para cometer crimes dessa natureza, executando um exímio serviço de utilidade pública para nós, cidadãos brasileiros. Engraçado que algo assim é feito num site especializado em tecnologia e não num site com conteúdo político.

A reportagem sequer trata a questão como um problema, portanto nem chega a apresentar soluções para isso, mas eu acho que vai muito além de simplesmente taxar instituições religiosas (algo que iria falir muitas igrejas e acabar com muitos serviços que elas executam em prol das cidades em que vivemos, como doação de roupas e distribuição de comida), mas também de simplificação de impostos, algo que também já discutimos aqui no Locadora em oportunidades passadas.

A reportagem é extensa e apresenta uma espécie de passo a passo do que foi feito para a abertura da igreja e ainda apresenta pontos chave do seu estatuto, como, por exemplo, o de que seus membros podem requisitar toda terça-feira como um dia livre de suas obrigações civis para poder se dedicar aos estudos da religião, ou seja, jogar Overwatch. Vale a pena dar uma conferida pra dar umas risadinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário