segunda-feira, 10 de maio de 2021

Análises videogamísticas

    Fim de abril/começo de maio marca não só o fim de um trimestre como também o fim do ano fiscal de empresas como Sony e Nintendo, o que significa que é quando sabemos de alguns números e informações sobre os jogos e consoles que tanto gostamos. Hoje trago para vocês alguns gráficos comparativos entre o Playstation 4, Playstation 5 e Nintendo Switch. Infelizmente a Microsoft não abre tanto assim números específicos em seus resultados fiscais.


    Apenas como adendo, o ano fiscal começa em 01/04 e termina em 31/03 de cada ano. Isso significa que os trimestres são divididos em: Q1 (Abr~Jun), Q2 (Jul~Set), Q3 (Out~Dez) e Q4 (Jan~Mar).

    Os números sempre mais comentados são os de vendas de consoles. O Nintendo Switch continua de vento em poupa, vendendo um total de 28.8 milhões de unidades no último ano fiscal, 37% a mais do que o anterior, o que eleva o número total para 84.6 milhões de unidades. Com isso o Switch ultrapassou oficialmente o GBA em número de vendas e está atualmente a frente do Wii em "velocidade" de vendas sem dar sinais de desaceleração. O Switch parece ter sido enormemente beneficiado com a situação de pandemia e o lançamento em momento oportuno do novo Animal Crossing, tudo isso se acumulou para fazer o ano fiscal de 20/21 o mais rentável da história da Nintendo (ao menos desde 2002).

    Falando em desaceleração, o PS4 parece estar freando de vez, o que é bastante compreensível por conta do lançamento do PS5, que está vendendo mais rápido que o seu antecessor. O PS4 ainda vendeu 1 milhão de unidades, chegando a 115.8 milhões e o PS5 vendeu 3.3 milhões, acumulando 7,8 milhões de unidades vendidas. Vale ressaltar que o PS5 está sofrendo severamente com falta de oferta para uma demanda enorme e poderia ter vendido muito mais. Um outro ponto interessante de apontar é que usuários de Playstation compram mais jogos digitais do que os de Switch, mas ambas plataformas vêm com uma crescente nesta proporção, que já chega a 80% nos consoles da Sony.





    A parte dos softwares nos permite fazer uma análise levemente mais profunda, pois enquanto no Playstation a grande maioria das vendas de jogos são de third party, no Switch são de first party. A Sony mantém uma média de vendas de jogos maior já há algum tempo, mas esta diferença diminuiu bastante no Q4 deste último ano fiscal. Isso provavelmente se deve ao fato de muitas pessoas que ainda não conseguiram um PS5 acabam não comprando as versões de jogos de PS4, escolhendo esperar a versão tecnicamente melhor, como foi o caso de Spider-Man: Miles Morales. Ainda assim as vendas totais de software para Playstation ficaram quase 7 milhões acima das de software para Switch no trimestre, 61.4 milhões x 54.8 milhões. 

    A grande diferença, como mencionado acima, é que, considerando apenas os jogos first party, a Nintendo vendeu 39.3 milhões de unidades enquanto a Sony apenas 7.9 milhões neste Q4. Isso representa 71.7% e 12.9%, respectivamente, das vendas totais de software. Nos últimos dois anos a maior proporção da Sony foi de 24.1% e a da Nintendo de 87.4%, ambos no Q3 de 2019. 





   Falando um pouco de vendas de jogos específicos, vinte e dois jogos first party do Nintendo Switch venderam mais de um milhão de unidades neste ano fiscal e o console já acumula onze títulos com mais de 10 milhões de unidades vendidas, com Mario Kart 8 Deluxe e seus 35.4 milhões de vendas ainda liderando a lista. Animal Crossing: New Horizons vem logo atrás com 32.6 milhões e acredito que, mesmo com um primeiro ano arrasador, não vá chegar ao primeiro lugar, pois neste último trimestre Mario Kart já voltou a vender mais do que Animal Crossing, 1.98 milhões contra 1.45 milhões. 

   Mario Kart 8 Deluxe, vendeu neste seu quarto ano de atividade 10.6 milhões de cópias, mais do que qualquer outro ano e também mais do que a versão de Wii U em toda a sua vida. Na verdade vendeu quase o mesmo tanto que unidades de Wii Us (13.5 milhões). Se quiser saber um pouco mais sobre os números de Mario Kart, fiz este post aqui um tempo atrás. Super Smash Bros. Ultimate, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Pokémon Sword/Shield e Super Mario Odyssey seguem em um segundo patamar, já passando das 20 milhões de unidades vendidas também. Com isso, somam-se seis jogos acima deste patamar de vendas, o que é um número bastante impressionante.



   Infelizmente a Sony não divulga dados de venda de jogos específicos com tantos detalhes, o que torna bastante difícil de fazer uma comparação adequada de números oficiais, mas uma coisa que eles divulgam e a Nintendo não é o número de assinantes. A última atualização que tivemos do Nintendo Switch Online foi em setembro do ano passado, dizendo que o serviço tinha 26 milhões de inscritos na época

   Enquanto a Sony vem em uma boa crescente chegando a 47.6 milhões de inscritos, um número bastante expressivo. Visto que o número de PS4 vendidos é de 115.8 milhões, assumindo baseado em nada que nem todos os consoles vendidos ainda estão em atividade e que a grande maioria de donos de PS5 tinham um PS4, podemos dizer que quase 50% dos donos de de consoles da Sony é assinante do serviço.


   Com o ciclo do PS4 se fechando e o do Switch possivelmente no maior ponto que vai alcançar ao longo da sua vida, tudo indica que o híbrido da Nintendo vá superar o Wii ainda neste ano e se aproximar do PS4 ao fim do ano fiscal. Caso alcance a previsão feita pela própria Nintendo de vender 25 milhões de unidades, o Switch chegaria a 110 milhões de unidades vendidas. É muito provável que o PS4 seja ultrapassado, deixando ainda à frente do Switch o Game Boy (118.7 milhões), o Nintendo DS (154 milhões) e o PS2 (158 milhões).

   Acho que ainda é cedo pra confirmar aonde o Switch vai parar nesta lista, mas alguns já argumentam da possibilidade real de ultrapassar o PS2, o que, pessoalmente, ainda acho difícil de visualizar, pois ainda necessitaria de bons cinco anos de venda no mínimo. Nesse ponto o console já estaria nove anos no mercado e não temos ainda como imaginar muito como a Nintendo vai encarar a sequencia da "geração" do console. Entre aspas pois a empresa há algum tempo parece ter se desviado deste conceito ainda seguido pela Sony e Microsoft, o que a deixa em uma posição única no mercado, quase que totalmente sozinha, e isso é o que pode elevar o Nintendo Switch ao patamar de console mais vendido ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário