terça-feira, 7 de abril de 2020

Review - Resident Evil 3 Remake


Algum tempo depois do aguardadíssimo remake de Resident Evil 2, a Capcom resolveu mostrar que estava refazendo Resident Evil 3 e lançando nesse ano. Visto o sucesso de RE2, não era algo tão irreal, mas sair num período tão curto foi uma surpresa, só que vendo o que o jogo é, faz bastante sentido.

Como no original, temos Jill Valentine, uma das sobreviventes do incidente da mansão Arklay, onde o esquadrão da STARS foi atacado por diversos experimentos da Umbrella, empresa farmacêutica da cidade. A moça tentava alertar sobre os atos abomináveis da corporação, que já agia por trás das cortinas com a prefeitura da cidade, o vírus que infectou a mansão, começou a infectar a Raccoon City, tornando a cidade num inferno. Enquanto isso, a Umbrella envia um monstro pra eliminar o restante dos membros da STARS, o Nemesis, mas felizmente, Jill encontra Carlos Oliveira, um membro de um esquadrão de resgate da Umbrella, apesar de ficar receosa, ela irá cooperar com o grupo para tentar escapar da cidade.


Entre as mudanças e adições feitas neste remake, os personagens ficaram mais interessantes, Carlos em particular, além de ter um papel mais importante e ser o "nice guy" da parada, tem uma dinâmica mais legal com Jill, essa que por sua vez está mais nervosa que nunca, justificável pela situação que se encontra. E as novas caras são muito bem feitas também, a RE Engine continua sendo muito bem utilizada, apesar de ter bastante coisas reutilizadas do anterior.

Comparado ao antecessor, Resident Evil 3 vai mais pra ação sem deixar de ter o lado de survival horror, porém este remake é bem diferente, é um jogo mais frenético e com bastante sequências de ação e sessões lineares, eventualmente com um ambiente maior e exploração. Aí que fica o problema, por mais que essas locações sejam legais, parece sempre que eles não são tão bem utilizados, e não que as novidades sejam ruins, a jogabilidade foi até mais pensada pra esse lado, dá pra arrumar bastante munição pra lidar com a maioria dos inimigos e há uma mecânica de esquiva, que se realizada no tempo certo, dá chance de contra-atacar o adversário em câmera lenta e no seu ponto fraco.

A esquiva é um recurso bem essencial, principalmente nos modos mais difíceis, aliás, pra qualquer veterano da série, ou alguém que procure um desafio adequado, é recomendado ir direto ao modo Hardcore, por deixar os inimigos mais fortes e dar menos munição na combinação de pólvora, pode não parecer muito, mas é bem mais adequado do que o Standard, que é bem fácil.


O jogo tem um ritmo mais rápido e te joga em áreas novas com algum inimigo diferente e algum armamento novo, até há mais tempo de jogo com Carlos, se comparado ao original, e Carlos possui uma metralhadora e uma ombrada com soco no lugar da esquiva. Os novos monstros são bem interessantes e dão sempre um aspecto único a cada área, apesar de achar algumas adições meio falhas, como o Hunter Gamma, que é praticamente um obstáculo gigante que pode te matar instantaneamente, e os zumbis infectados pelo Nemesis, que possuem um ataque de longa distância com seu tentáculo, até o alcance de ataque é meio estranho, mas pode facilmente te pegar quando você nem está olhando, é mais um design irritante do que qualquer coisa.

A variedade de inimigos poderia ser melhor utilizada, é um jogo que não teria problema algum se enrolasse mais, estender alguma área, ou reutilizar cenários, tem bastante coisas boas, mas mesmo tendo uma duração bem normal para um Resident Evil, ele parece estar faltando com alguma coisa. Até mesmo o Nemesis poderia ter mais destaque, e olha que quando ele aparece, sempre é algo legal. A parte nas ruas de Raccoon City com ele te perseguindo é tensa e as bossfights são bem divertidas, a ação do jogo funciona muito bem ali e utilizar todo seu armamento no monstrengo é satisfatório.

Há mais coisas que o jogo faz certo do que errado, mas imagino que as comparações com o original e o RE2 remake vão desapontar bastante, na verdade, já é visível a decepção de muitos, e pelo que foi divulgado, é culpa da Capcom mesmo. Resident Evil 3 foi pra uma direção diferente e vendo como foi vendido, não imagino que houve um desenvolvimento apressado, ou ele iria ser um jogo mais barato, ou até DLC do RE2, e só colocaram o Resistance pra completar esse pacote de 60 dólares. Pelo que ele te apresenta, é muito bom, mas faltou dar aquela recheada pra ser excelente.


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