sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Review - Pokkén Tournament DX

   Pokkén Touranemt DX segue a linha de Mario Kart 8 DX de pegar jogos do Wii U que quase ninguém jogou (por que pouca gente queria o console) e trazer para o Switch. Mas o que ele trouxe de novo? Vale a pena jogar esse port? E, além disso, o jogo é bom? Tudo isso no Globo Reporter vou tentar responder logo abaixo.


   Pra começar, devo dizer que eu havia jogado a demo e ficado com um pé atrás, as lutas não eram emocionantes por que a IA era muito fraca. Mesmo assim resolvi comprar o game e tive uma grata surpresa com a progressão de dificuldade que o computador tem conforme você evolui também e vai acessando as ligas mais avançadas. Nunca chegou a ser difícil de verdade, mas é um nível muito bom para mim naquele momento e que gerava disputas bastante acirradas.

   O modo single player é um pouco diferente do padrão de jogos de luta. Aqui, você deve avançar no ranking de cinco ligas (cada uma liberada após vencer a anterior) até o top 8 para poder disputar o troféu de campeão. 

   Gostei bastante desse estilo, mas uma coisa me incomodou bastante. Nesse modo especificamente, você não escolhe o Pokémon antes de cada luta e sim em outra sessão do menu, onde você define o seu "parceiro" e é com ele que você luta sempre (a não ser que vá lá e mude de parceiro). Uma mecânica que até agiliza o andamento, mas que não favorece a diversidade para o jogador se aprimorar em outros estilos de luta.


   De novidade nessa versão temos algumas coisas, a começar por todos os Pokémon estarem disponíveis desde o início, incluindo os que eram exclusivos de fliperama no Japão e o Decidueye, que veio exclusivo para a versão de Switch. Além disso, um modo 3v3 foi implementado, que se aproxima mais às lutas do desenho animado, porém não tem a mecânica de "tag", ou seja, você deve lutar com um Pokémon até ele morrer para então trocar.

   Quanto ao mais importante de jogos de luta, a "luta" propriamente dita, me surpreendi bastante com esse game. A resposta aos comandos é bem precisa e os combos não são tão difíceis de aprender a executar ao mesmo tempo que dão uma satisfação grande ao conseguir fazê-los. 

   O esquema de "mudança de fases" durante a luta pode parecer estranho a princípio, mas funciona bem e aumenta a dinâmica das batalhas de uma maneira bem interessante. Nota-se que, aqui, "fases" não significa estágios, e sim o comportamento e movimentação dos Pokémon dentro do ringue.


   Por fim, uma coisa que sempre gosto de mencionar em jogos competitivos, é o potencial de "virada" que o jogo oferece (a mecânica de comeback). Existem aqui vários meios para que um lutador que esteja com 10% de hp acabe recuperando um pouco de vida e acertando combos para derrotar o inimigo que estava com quase a vida toda. Isso faz com que as batalhas sejam muito mais emocionantes e que o jogador não desista até de fato tomar o último hit.

   No balanço geral, Pokkén Tournament DX me agradou bastante. As lutas são bastante divertidas tanto no single player quanto no multiplayer e é um jogo muito bacana de se ter instalado no Switch para disputar com amigos em qualquer lugar. Tirando a edição de áudio e dublagem que deixam bastante a desejar e alguns pontos que já citei a cima, onde realmente importa o game é bem sucedido, deixando um saldo bastante positivo na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário