segunda-feira, 23 de abril de 2018

Álbum virtual da Copa do Mundo 2018


Não é exatamente um jogo, mas é uma brincadeira que distrai, vicia e te diverte naqueles momentos de tédio cotidiano.


Todos conhecemos o álbum de figurinhas da Copa. É uma tradição entre a molecada desde tempos imemoriais, mas o advento das novas tecnologias e a crise financeira dos últimos anos em terras tupiniquins podem ter motivado a Panini a dar um passo em direção ao futuro e lançar sua versão digital do álbum em parceria com a Coca-Cola. A ideia, que tinha tudo pra dar errado, acaba sendo mais divertido que colecionar as figurinhas impressas.

O layout é simples e conta com o álbum interativo no centro da tela inicial, onde você pode virar as páginas, adicionar novas figurinhas e verificar o seu estado de completude. Do lado direito temos uma sessão que nos permite coletar 2 pacotes de figurinhas por dia (10 figurinhas no total) e um espaço onde você pode digitar o código presente nos pacotes impressos e ganhar mais figurinhas toda vez que você compra um pacote impresso. Do lado esquerdo, temos um scanner para produtos promocionais da Coca-Cola (que funciona lindamente!) e uma sessão para conferir as figurinhas que você tem, onde você pode selecionar as figurinhas que quer colar no álbum e as figurinhas que deseja trocar. A sessão de trocas fica no menu inferior da tela inicial e ao lado dessa sessão fica uma sessão de desafios semanais que consiste em coletar figurinhas especificas para ganhar prêmios.


Além de tudo isso, há interações impossíveis de se ter na vida real, como verificar os status de cada jogador.

Infelizmente, o álbum digital não é completo, ou melhor, é uma versão reduzida do álbum impresso, pois contém menos figurinhas. Por um lado é melhor, porque é mais fácil de completar, por outro é pior, porque te deixa com aquela sensação de que algo ficou faltando. Outro ponto negativo é que não dá pra bater bafo nesse aplicativo.

De fato, não é um jogo. Não há enredo, não exige habilidades básicas para se avançar nele e sequer tem música, mas é uma brincadeira divertida e para pessoas um pouco mais velhas e menos endinheiradas, como eu, tem um certo valor nostálgico, fazendo valer a “jogatina”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário