Gravity Heroes é um jogo que conheci na BGS do ano passado, desenvolvido por uma empresa brasileira e com uma jogabilidade muito bacana. Na Revista Locadora #3 você pode conferir o preview escrito pelo Guarda Belo sobre o jogo, que foi um dos destaques da feira. Eu estava interessado em acompanhar o progresso de alguns jogos que conferimos lá e a galera da Studica Solution, mais especificamente o Hugo Campos, fez a gentileza de responder algumas perguntas sobre o game.
Tem alguma mecânica que vocês modificaram, implementaram ou retiraram da build da BGS por algum motivo?
Quando
apresentamos o jogo na BGS 2018 percebemos alguns pontos negativos na
experiência dos jogadores. A primeira delas estava na campanha no modo
cooperativo. Neste modo é possível ter até 4 jogadores, e as partidas
são mais longas porque aumenta o número de inimigos. O problema é quando
um jogador morria ele ficava muito tempo esperando ser revivido ou o
jogo acabar e isso era muito chato! Nossa solução foi criar o Ghost,
agora quando um jogador morre ele passa a controlar um robô chamado
Ghost. O Ghost pode atordoar inimigos momentaneamente para ajudar seus
amigos e quando um inimigo morre ele pode coletar sua energia. Com
energia suficiente o Ghost pode voltar e reviver seu personagem.
O
modo competitivo também tinha seus defeitos, jogar contra outros
jogadores era desafiador, eles se movimentam muito rapidamente e se
torna muito difícil acertar os tiros. A única maneira é quando um
jogador está olhando para outro. Criamos novas armas (que ainda não
foram divulgadas) que criam a possibilidade de acertar jogadores mesmo
não estando na mesma linha de visão. Além disso colocamos regras
personalizadas, assim os jogadores podem mudar o tempo da partida, vida,
armas, itens, etc.
O
arremesso das granadas também foi modificado, quase ninguém acertava,
era muito difícil e contra intuitivo, portanto, adicionamos uma mira e
controle de força de arremesso.
Outros
ajustes foram feitos para melhorar esta versão como diálogos de
personagens, e outros ajustes, mas não vou entrar em muitos detalhes.
Quantas fases o jogo final vai ter disponíveis? Quantos personagens? E quantas armas?
No modo campanha teremos 15 fases diferentes.
No modo competitivo teremos 25 fases diferentes.
Por enquanto teremos 4 personagens jogáveis.
E cerca de 7 armas diferentes e 4 granadas.
Quão importante vocês acham que é a história em um jogo como esse?
Muitos
dos jogos com este mesmo estilo que o nosso não tem muita história.
Porém nós acreditamos que os jogadores precisam ser situados do que está
acontecendo e da motivação dos personagens. Por isso, após a BGS também
criamos diálogos no início e no final de cada fase. No geral a história
de Gravity Heroes é brevemente explorada, muitos diálogos possuem dicas
do que cada personagem passou e do universo do jogo.
Em quais plataformas vocês pretendem disponibilizar o jogo?
Em quais plataformas vocês pretendem disponibilizar o jogo?
Gravity
Heroes é um jogo para console e PC. Pretendemos lançar em todas as
plataformas possível, porém a realidade é que até o momento só podemos
confirmar PS4, Xbox One e Steam.
Sobre jogar no teclado e mouse ou no controle, qual a dificuldade de balancear os dois tipos de jogabilidade? Com qual das duas opções vocês acham que Gravity Heroes funciona melhor?
Sobre jogar no teclado e mouse ou no controle, qual a dificuldade de balancear os dois tipos de jogabilidade? Com qual das duas opções vocês acham que Gravity Heroes funciona melhor?
A
primeira versão de Gravity Heroes foi feita para teclado apenas, a
versão da BGS tinha a opção de teclado e controle. Eu particularmente
demorei pra me adaptar ao controle, porém depois que me adaptei acho que
prefiro o controle. A verdade é que uma vez que você começa com um
modelo ele se torna natural, se eu tivesse que recomendar, eu diria que é
melhor no controle, apesar de ser possível ter um jogador no teclado e
outros no controle na mesma partida, o teclado sempre vai comportar
apenas um jogador.
O game terá multiplayer apenas local ou existem planos para implementar um modo online?
Já
discutimos muito este assunto, a verdade é que esta versão de Gravity
Heroes será apenas local. Nossos planos para uma versão multiplayer
online incluem muitas mudanças de mecânica e muito mais personagens e
isso foge do planejamento que tivemos para Gravity Heroes. Porém este
não é temporário, nós pretendemos continuar a franquia e já temos ideias
para o futuro, portanto existe uma chance alta de essas versões
implementarem um multiplayer online.
Na Steam diz que o jogo sai no terceiro trimestre, mas já é possível dizer com mais exatidão uma data de lançamento?
Não podemos confirmar ainda, estamos avaliando a data de lançamento para melhor atender os jogadores.
Gostaria de agradecer mais uma vez ao pessoal da Studica Solution pelo tempo dedicado à responder nossas humildes perguntas. Se você quiser acompanhar o trabalho deles, siga lá no Twitter e acompanhem o Dev Blog e já adicionem na lista de desejos da Steam também.
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