Desde a E3 de 2019, quando tornou-se pública a informação de que a oitava geração da linha principal de Pokémon (Sword/Shield) não teria todos os monstros disponíveis, vê-se muita reclamação de fãs sobre o rumo que a Pokémon Company dá à sua mina de ouro. Mas há espaço pra uma discussão saudável aí, que dá razão da mesma forma que vê exagero, como quase qualquer coisa na internet.
A verdade é que, ironicamente, Pokémon pouco evoluiu ao longo dos anos. A segunda geração (Gold/Silver/Crystal) foi a única que foi, de fato, uma sequência direta e trouxe inúmeras novidades duradouras em questão de mecânicas de jogo. Ruby/Sapphire já regrediu para as jornadas únicas com pouca ligação entre os jogos anteriores que acabou por se tornar o padrão da série. Não que isso seja um demérito, mas de fato tornou a franquia um tanto quanto previsível.
Claro que não estou ignorando o fato de cada novo par de jogos trazer também ideias novas, desde os concursos de beleza até mega evoluções, que os fazem únicos, mas essas ideias pouco fizeram para avançar a franquia como um todo. Acredito que essa sequencia longa de eventos sem grandes mudanças fixas foi o que fez cada vez mais fãs começarem a apontar problemas que talvez sempre estiveram lá, mas ficam mais evidentes com a repetição.
Um fator que agrava ainda mais essa percepção de problemas é a saturação. Entre 2008 e 2019, de Platinum a Sword/Shield, apenas dois anos passaram sem nenhum lançamento da linha principal. São 11 anos quase ininterruptos expondo os fãs à jogos essencialmente bastante parecidos, que dão chance para fadigar até os fãs mais assíduos. Isso, claro, é uma estratégia válida da Pokémon Company para tentar alcançar o máximo de crianças possível assim que elas tenham idade para jogar, mas pouco ajuda quem já passou dessa idade há bastante tempo.
Por conta de tudo isso, dizer que a a franquia Pokémon estagnou atualmente, na minha opinião, não é uma afirmativa correta, pois ela já se mantém nesse marasmo faz tempo. Ainda podemos levar em conta que a geração mais atual, apesar de não ter os super gráficos que eram esperados, finalmente aderiu à DLCs ao invés da "terceira versão" de outros tempos, o que é um avanço significativo por mais que seja atrasado. Ou seja, quase pode-se dizer que a franquia voltou a andar.
Um outro sinal de passo dado rumo à evolução é o recém anunciado Pokémon Legends: Arceus. Pokémon Legends parece ser uma resposta aos fãs mais fervorosos, levando a franquia para uma aventura não tão 'scriptada'. Ainda temos poucas informações sobre este título, mas tudo leva a crer que será um tanto quanto divergente da linha de gerações, mas ainda dentro linha principal, como foi o Let's Go.
Pode-se dizer que Let's Go também foi um game que divergiu do esperado, porém dentro de um escopo muito mais seguro, refazendo os passos da primeira geração e, por mais que este ainda não tenha sido um game para o fã mais hardcore, ele foi um bom laboratório de ideias. Agora Legends Arceus vai ousar muito mais e com o mesmo potencial para testar novidades que podem vir a ser implementados na eventual nona geração. O momento é propício para a franquia dar passos largos.
E eu acho que isso vai acontecer? Pra ser sincero, não. Torço muito, mas por mais que Pokémon Legends faça um tremendo sucesso, eu não acredito que a nona geração fará uma mudança drástica na fórmula. Até para isso, acredito, criaram esse "selo" Legends. Querendo ou não as gerações de Pokémon são feitas para crianças, mas com o diferencial de serem constantemente jogos bons o suficiente para manter a grande maioria dos fãs adultos, vide o absurdo poder de venda da série.
Não sei se transpareceu ou não durante o texto, porém eu sou fã da franquia e gosto mesmo de alguns pontos que vêm causando alvoroço. Isso não me impede de ser crítico e ser crítico também não vai segurar o dinheiro da minha carteira. Pokémon é uma franquia muito querida por milhões de pessoas, talvez seja isso que faça alguns fãs mais antigos sempre quererem mais, pois evoluíram mais rápido que a série, porém devemos aceitar que chega um momento em que você para de ser o público alvo e o produto feito é perfeito para uma outra grande porção de jogadores, o que é algo maravilhoso.
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