A partir de uma pergunta na reunião de investidores da Capcom, o gameindustry.biz reportou ontem que a empresa vende 80% dos seus jogos digitalmente, aumentando de 53,3% no ano passado. E parece que esse nem é o fim desta crescente, com a Capcom tomando como objetivo levar o comércio digital até 90% pois a traz benefícios como facilidade de distribuição e ofertar os games por um período maior de tempo. O que não está na resposta e também podemos considerar é que a venda digital é feita pelo mesmo valor da física, porém sem todos os custos de distribuição e produção da mídia.
Esse empurrão da Capcom também é refletido no resto do mercado. No início de 2019 a Eurogamer já reportava que 80% do lucro da indústria no Reino Unido era digital, mas incluindo vendas de DLC, microtransações e assinaturas de serviços online. E também no ano passado a Sony divulgou em seus números oficiais do PS4 que 53% das compras de softwares era feita de forma digital.
Analisando esses dados faz muito sentido o movimento das empresas estarem lançando consoles sem o drive de disco, geralmente sendo uma oferta até mais barata e atrativa. A Nintendo ainda não entrou nessa onda e, sinceramente, acho que não vai entrar, mas a arrecadação de vendas digitais da empresa subiu mais de 70% no último ano fiscal em comparação com o anterior.
Estamos vendo notícias de publishers estudando aumentar preços de jogos para a próxima geração para $70 alegando coisas como o aumento da custo de produção entre outros. Quem sabe com a crescente arrecadação das vendas digitais e o significativo corte de custos que isso pode acarretar no preço final de um game, outras publishers tentem segurar o preço de $60. Ou ainda sabendo disso tudo, priorizem vendas digitais E subam preço para obter ainda mais lucro. Nos resta esperar para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário